No momento em que muitas pessoas começam a diminuir o ritmo de atividades e passam a se comportar como aposentadas da vida, o poeta Antônio Ubirajara Lopes descobriu a poesia em plena aposentadoria. Acostumado durante anos a trabalhar como gerente bancário, negociando, desde os tempos áureos de Londrina, milhares de sacas de café, Seo Bira, como era conhecido entre amigos, aprendeu a arte de emocionar com as palavras na década de 80.
Falecido a 22 de fevereiro, aos 73 anos, em decorrência de problemas pulmonares, Bira, além da saudade, deixa um legado literário admirável.
Nascido em São João da Vista (SP) cidade também da poeta Orídes Fontela e do crítico de literatura Davi Arrigucci começou a trabalhar aos oito anos como office-boy. Depois de diversos cursos técnicos, começou a carreira bancária. Era muito conhecido na cidade e diversas pessoas se beneficiaram da solidariedade que praticava sem fazer alarde. Gostava das coisas simples e sinceras.
Esse poeta tardio também teve momentos difíceis. Com mudanças na economia do país, depois que já estava aposentado, chegou a perder uma propriedade rural em Apucarana, mas não desanimou. Era mais um capítulo da experiência da vida.
Pai do poeta e tradutor Rodrigo Garcia Lopes, Seo Bira começou a se dedicar à literatura praticamente no mesmo momento em que o filho escolhia a poesia como opção de vida profissional. A troca de livros entre eles era constante e não demorou muito para compartilharem os primeiros versos. Rodrigo confessa que até hoje o pai brincava que o filho deveria ter escolhido uma profissão que desse mais retorno financeiro. Os outros dois filhos seguiram carreiras médica e bancária.
A qualidade literária de Seo Bira era evidente e não demorou para que tivesse três livros editados. ''Jardim da Vida'' (1989), ''Na Dimensão do Silêncio'' (2001) que teve 25 poemas traduzidos para o inglês por Christopher Daniels e ''Contos & Poemas'' (2004). Dono de uma poesia lírica, mas com toques melancólicos, e uma prosa repleta de relatos pessoais e reminiscências sobre a colonização do Paraná, ele sempre obteve aceitação de público.
''Do nosso catálogo, os seus livros eram os que mais rapidamente eram vendidos. Tinham ótima saída. Acho que o segredo era a facilidade com que trabalhava as palavras de forma simples e clara'', comentou a editora da Atrito Art Editorial, Christine Vianna, responsável pela edição dos dois últimos volumes através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O dramaturgo e escritor Maurício Arruda Mendonça, que fez a seleção dos poemas do primeiro livro, também destaca a qualidade da poesia de Seo Bira. ''Ele era muito próximo, um exemplo de pessoa que conseguiu conciliar a vida profissional com a poesia. Gosto da sua produção poética porque ela é ligada à natureza, experiência de vida e melancolia. Ele lia muito e era antenado com a poesia do dia-a-dia'', afirmou.
Para Rodrigo, honestidade, persistência, amor à vida e solidariedade são os principais valores que o pai deixou. ''Ele era uma pessoa admirável e tinha orgulho das coisas que produziu. Teve várias chances de ficar rico de forma desonesta, mas nunca as aceitou. Não se dobrava a isso'', destacou o filho, que aponta a possibilidade de mais um livro ser editado a partir de material de arquivo pessoal deixado pelo pai.
Além da sua esposa Maria do Carmo, Bira deixou os filhos Rodrigo, Antônio e Mágda, e cinco netos.

Três poemas

Sou apaixonado
por beija-flores.
Eles beijam
e cantam para as flores
Na pauta
de outra dimensão
Ouço
o solfejo melódico

velado na rotação

de suas asas.

--------------------------------------------------------------------------
Você nunca sabe
o final da vida
o passado é presente
o olhar da criança
buscando
onde esconderam
o segredo do futuro

---------------------------------------------------------------------
Eu amo tanto a vida
que quando eu faltar
vou fazer falta pra ela!


Poemas do livro ''Na Dimensão do Silêncio'', de Ubirajara Lopes (Atrito Art Editorial/ 2001)




Serviço:
Locais de Venda dos livros de Antônio Ubirajara Lopes, em Londrina.
- Contos & Poemas Livrarias Porto (Shopping Catuaí),
Livraria Arles (R. Piauí, 229), Livraria Acadêmica (R. Sergipe, 1178), Livraria Bom Livro (R. Pernambuco, 391), Banca ComTour (Av. Tiradentes, 1.241), Banca Flamengo (R. Visconde Mauá, 168), Banca Igapó (Av. Higienópolis, 1819), Banca do Lago (R. Jerusalém, 150), Banca HP (R. Souza Naves, 196), Livraria Central (Av. Rio de Janeiro, 221), Super Mufatto (Av. Tiradentes), Banca Aeroporto (Aeroporto), Posto JK (Av. JK, 2170). Preço: R$ 12,00.
Na Dimensão do Silêncio Banca 007 (Calçadão), Livrarias Porto (Shopping Catuaí) e Livraria Bom Livro (R. Pernambuco, 391). Preço: R$ 15,00.