Meio século de notícias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Nelson Sato<br>Reportagem Local 
As muitas histórias da imprensa de Londrina mal começaram a ser contadas. O jornalista Jota Oliveira, pseudônimo do sul-matogrossense José Oliveira Santos, narra algumas delas no livro ``Cinquenta Anos de Jornalismo Passado, Presente e Futuro Digital começa a substituir o papel´´, que será lançado amanhã, às 20h30, no Teatro do Crystal Palace Hotel.
O lançamento faz parte da festa de 25 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, que contará com homenagens e show da cantora Marcia Salomon, nascida em Londrina e radicada há duas décadas em São Paulo.
Não se trata de um volume autobiográfico, esclarece o autor que no próximo domingo completa 72 anos, 37 deles trabalhando na Folha de Londrina. A obra traz relatos de sua experiência na área resgatando episódios vividos principalmente a partir de 1962, quando entrou para a equipe da sucursal do jornal Última Hora e passou a atuar em redações de jornais após passagens por emissoras de rádio no interior de São Paulo e Paraná.
A capa é emblemática dos velhos tempos, estampando o autor diante da máquina de escrever e sob a luz de uma vela. É que, há cinco décadas, eram comuns cortes de energia elétrica causados por uma trombada de um carro num poste, uma pomba doméstica num cabo de alta tensão ou uma trovoada distante.
Poucas empresas contavam com geradores próprios, obrigando-as a suspender as atividades até a luz voltar. Uma Redação de jornal, porém, não podia parar. A Folha de Londrina foi às bancas no dia seguinte. ``A grande vantagem da máquina de escrever mecânica sobre o computador, é que ela não depende de energia elétrica para funcionar´´, escreve ele na orelha do volume.
Dedicado atualmente ao ofício de escritor, Jota conta que o livro seria lançado originalmente em versão digital para evitar os custos de impressão. A diretoria do Sindicato dos Jornalista, porém, decidiu bancar a edição na gráfica ao saber da relevância da obra. ``Eles pretendem iniciar um projeto de publicação de livros de jornalistas´´, informa.
``Cinquenta Anos de Jornalismo´´ traz texto de apresentação dos jornalistas e professores Ayoub Hanna Ayoub e José Adalberto Maschio. Este último também empresta depoimentos ao longo das páginas ao lado de outros colegas de profissão. Entre os temas abordados estão o golpe de 1964, os reflexos da ditadura militar na imprensa local, a questão da exigência do diploma para o exercício da profissão e as transformações no jornalismo com o advento da internet.
Jota conta que, por causa de problemas de saúde, teve dificuldades para lembrar de alguns fatos. ``Sofri dois AVCs (acidente vascular cerebral) que me afetaram a memória. Por isso, perturbei alguns amigos enquanto fazia pesquisas para o livro´´, revela.
Autor também de ``História do Campo - Coleção Crônicas de Londrina´´ (2001) e ``Transplante Experiência de Renascer´´ (2004), ele tem outro livro pronto para ser publicado uma coletânea de contos intitulada provisoriamente ``Lambari Cantante´´ e concluída antes de ``Cinquenta Anos de Jornalismo´´. ``Estou esperando o momento certo para lançá-lo´´, diz. A seguir, leia trechos da entrevista com o jornalista.
SERVIÇO
* Lançamento de ``Cinquenta Anos de Jornalismo Passado, Presente e Futuro Digital começa a substituir o papel´´ e show de Marcia Salomon
Quando Amanhã às 20h30
Onde Teatro do Crystal Palace Hotel (R. Quintino Bocaiúva, 15)
Quanto O livro será vendido a R$ 20
Leia a entrevista completa em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.


