A pandemia da Covid-19 suspendeu eventos sociais, corporativos e familiares. Com isso, a degustação de pratos tão tradicionais como aguardados nas festanças está só na saudade. A sugestão aos amantes do forno e fogão é o medalhão ao molho madeira, um clássico para agradar a todos. A proteína é a estrela do prato e o molho é uma marca que fica na memória. Reserve um momento, organize os ingredientes e invista nessa receita capaz de surpreender a família.

 A sugestão aos amantes do forno e fogão é o medalhão ao molho madeira, um clássico para agradar a todos
A sugestão aos amantes do forno e fogão é o medalhão ao molho madeira, um clássico para agradar a todos | Foto: iStock

Ingredientes

2 medalhões de filé mignon (150 g cada); ½ colher (sopa) de azeite; sal com moderação e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

Retire o filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos – eles não podem estar gelados na hora de ir para frigideira.

Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com o azeite e gire para cobrir todo o fundo. Disponha os dois medalhões, um ao lado do outro, e deixe dourar por 3 minutos de cada lado – a carne vai ficar dourada por fora e mal passada no centro.

Transfira os medalhões para um prato e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto prepara o molho.

Ingredientes para o molho

½ colher (sopa) de manteiga; ½ colher (sopa) de farinha de trigo; ½ colher (sopa) de extrato de tomate; ¼ de xícara (chá) de vinho tinto; ½ xícara (chá) de água fervente;

sal (com moderação) e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

Na mesma frigideira em que os medalhões foram dourados, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Atenção: não lave a frigideira, os queimadinhos da carne dão sabor ao molho. Assim que derreter, acrescente a farinha e misture bem, por 2 minutos, para formar uma pastinha. Junte o extrato de tomate e mexa por 1 minuto, raspando o fundo da frigideira com a espátula para dissolver os queimadinhos e o creme ficar com uma cor de ferrugem.

Adicione o vinho e mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (se preferir, utilize um batedor de arame). Misture a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o molho reduzir e engrossar levemente – isso leva uns 2 minutos. Verifique o ponto com uma colher: o molho deve formar uma camada brilhante nas costas da colher. Sirva a seguir sobre os medalhões.

Acompanhamento: arroz branco ou batatas ao murro preparadas antes do medalhão.