MATURIDADE EM FOCO - Páscoa... Ressurreição...
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de março de 2010
Marcelo Caires 
Inspirado na simbologia da festa Cristã e pela sugestão de um tema que recebi do jornalista Oswaldo Ribeiro, resolvi esta semana ceder o espaço da coluna para essa reflexão; afinal, parafraseando Jesus, só entrará nos céus quem for como as criancinhas... Por essa ótica, até o chocolate passa a fazer parte da festa; e sem culpa, não é mesmo? Boa leitura e uma Feliz Páscoa a todos!
''Os avanços científicos e tecnológicos não nos possibilitam o sonho de voltarmos no tempo. Na dinâmica da vida somos impulsionados ao infinito. Cada milésimo de segundo distancia-nos do ontem. É a temporalidade da vida. Estamos de passagem por este mundo e a fé nos garante a vida eterna. Mesmo sendo agraciados pela fé da vida após a morte, ainda vivemos a incógnita: de onde viemos e para onde vamos? São indagações que mexem com o nosso subconsciente. Neste misterioso mundo vamos levando a vida e sábios seremos se acolhermos os ensinamentos bíblicos com fé em Deus.
Os anos passaram, os cabelos embranqueceram, os sonhos se esvaíram, nossos filhos cresceram, se casaram, vieram os netos e tanta coisa ficou na poeira inexorável do tempo. Nós, pais e avós, hoje nos alegramos muito pelas sementes que plantamos e os frutos que colhemos. Olhamos felizes o mundo encantado das crianças; alegramo-nos com elas. Ousamos em dizer que criança é anjo, tem coração puro e alma benfazeja. Há uma antiga lenda que diz: 'Quando nasce um bebê, ele conhece todos os mistérios da criação; mas num instante um anjo celestial coloca o dedo em sua boca e pede que guarde este segredo. É por isso que temos a covinha no centro do lábio superior; é a impressão do dedo do anjo'.
Já imaginou voltar a ser criança, ser realmente puro e brincar sem nenhuma maldade no coração? Nos porões de nossa mente há um filme sintetizando tudo que vivemos, bons momentos e outros que nos entristeceram e nestes registros estão os distantes tempos de criança, de adolescência e de adultos que ficaram nas cinzas do passado.
São felizes aqueles que passaram por todas as ilusões e não se iludiram desviando-se do caminho do bem, e sempre querendo paz e amor para seus semelhantes. Quantas coisas vencemos. O tempo passou e da escola da vida somos o que somamos nos princípios morais e cristãos. Não importa sua idade... o seu futuro é hoje; viva-o com muita paz e amor.
Voltemos aos tempos de criança de mãos dadas com nossas esposas, filhos, filhas e netos, rodeados de amigos. Saibamos que qualidade de vida não é ficar inativo, estacionado num sofá diante da televisão, fumando intermináveis cigarros, dormindo em demasia, tampouco não parando de abrir a geladeira em busca de coisas para comer ou se anestesiando com bebidas alcoólicas.
Qualidade de vida é saber que o nosso corpo é uma máquina que naturalmente sofreu um desgaste com o passar do tempo; temos de ter uma alimentação equilibrada e, para nos manter saudáveis, é preciso que deixemos o comodismo do lar e caminhemos nos locais aprazíveis da cidade; cinco quilômetros de caminhada por dia são 'doses quilométricas' do melhor remédio do mundo, que pode dar qualidade de vida a todos que seguirem a receita, caso não haja contraindicação médica. Muitos abreviam suas vidas quando param de trabalhar, ficam sentados olhando o tempo passar, pois o que mata não é o trabalho, mas a inatividade da vida. Enfim... vivamos alegres como as crianças!''


