Em Londrina, a programação de Carnaval atraiu as famílias para clubes, shoppings e também para áreas de lazer ao ar livre - onde as crianças de diferentes idades puderam se divertir em um dia que embora não seja feriado no município, não há aula nas escolas e muitos pais e responsáveis se organizam para ocupar os pequenos.

Assim, o último dia do calendário de Carnaval do ano, a terça-feira (13), foi de ócio criativo para os pequenos foliões. No espaço Sabor&Ar, próximo ao Zerão, uma matinê com música, brincadeiras e boas companhias movimentou o espaço.

O psicólogo Sérgio Fuji e a filha Sari: maquiagem elaborada
O psicólogo Sérgio Fuji e a filha Sari: maquiagem elaborada | Foto: Walkiria Vieira

Marcaram presença o Homem-Aranha, a Mulher Maravilha, fadas e fantasias tão criativas como autênticas para, literalmente, brincar o Carnaval de rua na cidade. Tendo um lençol florido como convite à diversão, dezenas de crianças debruçaram-se para pintar desenhos, fazer maquiagem, brincar de pescaria, montar brinquedos de madeira e ou ainda incrementar a fantasia.

A assistente social Bruna Aparecida Bavia, mãe de Alice de dois anos e Ravi, quatro, considera ações como essa positivas. "Moramos em apartamento e damos preferência a eventos assim em que as crianças possam fazer atividades mais livres", comenta.

A habilidade com o giz de cera, a canetinha e o traço seguro são qualidades de Sari, sete anos. Foi a estudante também quem fez a maquiagem do pai, o psicólogo Sérgio Fuji, que entende a importância de estar presente na rotina dos filhos. "É importante entrar na brincadeira", sorri. Sari maquiou o pai e o pai fez a maquiagem da filha. Uma troca e tanto.

Fuji explica que sua filha Sari ainda não entende o significado da festividade. "Ela quis vir maquiada, fantasiada e para ela é tudo uma grande brincadeira, dias sem ir para escola e mais liberdade. Na quinta-feira, a rotina escolar, as tarefas e horários voltam ao normal", adianta.

Com o gramado coberto de confete, as bolinhas de sabão corriam junto com o vento- também sinalizado pelos arcos de fitas coloridos, numa verdadeira ciranda de cores. De olhos e ouvidos atentos, as marchinhas e canções populares desse e de outros carnaval fizeram a trilha da matinê na última tarde de carnaval deste evento.

LEIA TAMBÉM:

Mocidade, Magueira e Viradouro também se destacam na Sapucaí