Mateus Gonsales lança nesta sexta-feira o álbum “Alquimia”
Show de lançamento do CD será nesta sexta (25), no YouTube, disco foi gravado ao vivo, sem plateia, no Teatro Ouro Verde e estará disponível nas plataformas digitais
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 25 de junho de 2021
Show de lançamento do CD será nesta sexta (25), no YouTube, disco foi gravado ao vivo, sem plateia, no Teatro Ouro Verde e estará disponível nas plataformas digitais
Marcos Roman - Grupo Folha

No final do ano passado, o pianista e compositor londrinense Mateus Gonsales subiu ao palco do Teatro Ouro Verde para gravar seu segundo álbum. Acompanhado dos músicos Thiago Alves (contrabaixo) e Roger Aleixo (bateria), as gravações que duraram três dias deram origem ao disco “Alquimia”, lançado na sexta-feira (25). Abusando dos improvisos musicais característicos de seu trabalho, o trio montou um repertório que intercala músicas próprias e clássicos como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e o segundo movimento da sonata “Patética”, de Beethoven.
Seguindo todos os protocolos de segurança adotados durante a pandemia de Covid-19, os músicos realizaram a gravação sem plateia. O novo disco, produzido por Janete El Hauli, será disponibilizado nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music e Google Play) e também poderá ser adquirido, em formato físico, pela Tratore (tratore.com.br).
O lançamento será marcado por um show ao vivo nesta sexta-feira (25), pelo Youtube no canal de Mateus Gonsales. A apresentação virtual conta com participações Mateus Gonsales (piano), Roger Aleixo (bateria), Thiago Alves (contrabaixo), Marcello Casagrande (vibrafone) e Cássio Ferreira (sax e flauta).
“Alquimia” é o segundo disco autoral de Mateus Gonsales. O primeiro, chamado Mateus Gonsales Trio, foi lançado em 2017. A formação, muito adotada pelo jazz, possibilita que o pianista apresente sua obra de forma descontraída, mas ao mesmo tempo com grande capacidade expressiva, destacando tanto o compositor quanto o instrumentista. “Os grandes pianistas de jazz conseguiram apresentar o seu trabalho em trio. Foi dessa maneira que eu quis me apresentar com composições autorais. Com o trio eu consegui colocar uma identidade. E a melhor identidade é a composição. Quando a gente compõe a gente mostra todas as nossas influências e características”, diz o instrumentista.
Algumas músicas, como “Time Lapse 2020” e a canção que dá título ao disco, refletem as incertezas dos dias de hoje, quando o tempo parece modificado e as dúvidas pairam sobre os sons como se esperassem um desfecho menos trágico para a pandemia. Em outros momentos, Mateus Gonsales prefere reinterpretar clássicos em harmonias ousadas, conquistando assim maior liberdade melódica. Dessa forma, o intérprete acaba se apropriando de grandes obras para oferecer uma versão única, respaldada pela experiência musical.
Além do contrabaixista Thiago Alves (São Paulo), que toca na Banda Mantiqueira, e do baterista Roger Aleixo (Londrina), cuja percussão melódica combina perfeitamente com o piano de Mateus Gonsales, o disco ainda conta com a participação especial de Marcello Casagrande, parceiro do Duo Clavis, ao vibrafone, e de Annalisa Powell na flauta transversal.
Mateus Gonsales é natural de Londrina. Formado em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí e pós-graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente). Foi aluno de Magali Kleber, Paulo Braga, André Marques, Mário Loureiro, Rafael dos Santos e Ian Guest. Estudou regência com o maestro Othônio Benvenuto e arranjo de big-band com Paulo Flores. Integra o Duo Clavis desde 2011.
Serviço:
Show de lançamento do disco “Alquimia”, com Mateus Gonsales Trio
Quando – Sexta-feira (25), às 20 horas
Onde - Pelo YouTube (canal de Mateus Gonsales)
Gratuito
Ouça a música Dai , de Mateus Gonsales.
...
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

