Imagem ilustrativa da imagem MARL transmite espetáculo gratuito de dança nesta quarta-feira (16)
| Foto: Divulgação: Wagner Dias

Nesta quarta-feira (16), às 19h30, a Vila Cultural Canto do MARL realiza a transmissão ao vivo do espetáculo de dança "Butoh", de Solange Mello, intitulado “A Solidão é Azul”. A história é focada em uma mulher que transita por estágios que refletem a solidão das pessoas que sofrem de transtorno psiquiátrico e, principalmente, a incompreensão e a condenação da sociedade. O evento abre a agenda virtual de junho do projeto Cultura em Resistência, iniciativa do MARL, e será transmitido gratuitamente pelo canal da vila no YouTube.

Abordando temas como a solidão e o autocuidado, o espetáculo convida o público a acompanhar a dança, entre notas líricas do piano e momentos de cordas tensionadas, e a exclamação de vozes anônimas. Ações sonoras para as quais o corpo reage com expressões pungentes ou com a sutileza dos pequenos movimentos.

Dessa forma, são salientadas características da dança oriental Butoh, que Solange pesquisa há pelo menos duas décadas e que incorporou de modo muito pessoal à sua arte. A artista explica que desenvolveu seu próprio Butoh porque essa é uma dança que necessita de uma carga de vida mais extremada e convida a todos para conhecer essa nova linguagem de dança. “Eu desenvolvi o meu Butoh, fruto das minhas vivências, uma técnica que é pouco usada aqui em Londrina”, explicou Solange.

O trabalho aborda a perspectiva do enclausuramento, ressaltando nuances sobre a solidão. Nesse sentido é destacado o autocuidado, que antes se ignorava, mas que se apresenta, neste momento, imprescindível. A montagem foi desenvolvida em 2018, após a atriz ter superado uma grande depressão e o texto foi produzido por Renato Forin. “A solidão é azul” ressalta os interstícios de uma mulher que encontrou no movimento o que nos aproxima enquanto humanos: a capacidade de expressarmos os indizíveis sentimentos que a solidão nos revela.

O solo estreou em sua versão integral no 16º Festival de Dança de Londrina, em outubro de 2018. Participou do Festival de Teatro de Ibiporã (Festibi) no mesmo mês e também teve um trecho exibido no 24º Mercosul em Dança, em 2018 na Argentina. Também foi contemplado no Edital 02/2020 de Chamamento para Licenciamento de Conteúdo Cultural Digital – Cultura Feita em Casa, pela Secretaria do Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC-PR).

Os espectadores poderão participar da transmissão enviando seus comentários. A vila conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e o apoio do Movimento de Artistas de Rua de Londrina (MARL).

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1