Teatro é presença, interação entre atores e entre público. Outras atividades são fáceis de serem transferidas para o online, mas imaginar um curso de teatro sem que haja interação física de algum modo poderia parecer inviável. Mas o mundo é outro e o coronavírus veio com tudo e junto com ele veio a necessidade constante de adaptação da sociedade. O Curso Livre de Teatro de Rua do Canto do Marl de Londrina não foi projetado para ser online, muito pelo contrário, mas dado o momento atual, o primeiro módulo foi adaptado e acontecerá a partir desta terça (21) até 28 de maio.

“A gente entende que o teatro é uma arte presencial, mas também entendemos que estamos em um novo momento da vida e do mundo. Claro que essas atividades não substituem a experiência presencial do teatro pois é nisso que ele se fundamenta, mas é um complemento,” aponta Rogério Francisco Costa coordenador e professor do curso.

Este primeiro momento é introdutório e para que os alunos sejam inseridos no universo do teatro de rua serão disponibilizados pelos professores materiais e referências do conteúdo abordado através da plataforma Moodle. Serão três ciclos de aulas virtuais compostos por quatro encontros, às terças e quintas e sempre às 19h30, com materiais digitais e videoconferências mais aprofundadas.

O primeiro ciclo será ministrado pelo professor Rogério Francisco Costa que também é ator e equilibrista integrante do Núcleo Ás de Paus e desenvolve pesquisa em teatro de rua. O segundo ciclo será por conta da professora Natalia Viveiros, atriz e performer. Edna Aguiar atriz e cantora, irá comandar o último ciclo do primeiro módulo do curso.

São 30 vagas disponíveis para qualquer pessoa que seja maior de 16 anos, inclusive quem nunca teve contato com o teatro, mas tem interesse em aprender. Os benefícios são muitos - “Quando você pratica teatro você aprende coisas básicas como olhar o seu dedão do pé e seu nariz, você faz práticas que não está acostumado a fazer e além disso você começa a ver o mundo e o outro de outra forma. Tudo vira repertório para o seu fazer teatral. É impossível não tirar um bom proveito de um curso de teatro,” destaca Edna Aguiar, também coordenadora do curso.

O Curso Livre de Teatro de Rua é uma das ações do projeto que transforma o canto do Marl em Vila Cultural e tem patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 21 de abril pelo link https://bit.ly/3bPaWJZ.

SERVIÇO

Curso Livre de Teatro de Rua da Vila Cultural Canto do MARL – Módulo1: Introdução Teórica

Plataforma do curso: https://teatroderua.moodlecloud.com

Data: de 21 de abril a 28 de maio de 2020 (Terça-feira e quinta-feira)

Horário: sempre às 19h30min

Inscrições: https://bit.ly/3bPaWJZ

Mais informações: [email protected] - 43 9 9906 7779 (Rogério) - 43 9 9656 5827 (Edna)