Três produções teatrais londrinenses estão na programação do ''Festival Maio no Palco'', que começa neste sábado e prossegue até o dia 29 deste mês na Universidade Estadual de Maringá. Shows, peças, espetáculos de dança e debates estão entre as atrações anunciadas.
As atividades ocorrerão aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h, na Oficina de Teatro da UEM. Para a abertura, amanhã, e domingo, foi escalado o o espetáculo ''3 x Nelson'', uma adaptação de textos do dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980) feita pelo TUM (Teatro Universitário de Maringá).
Ao longo do evento, o TUM volta ao palco para encenar as peças ''Medidas contra a Violência'' e ''A Visita da Velha Senhora''. No dia 14 será a vez do ator, dramaturgo e escritor londrinense Márcio Américo apresentar um espetáculo de stand-up comedy.
No mesmo dia, será realizado o Fórum de Cultura com um debate sobre a produção cultural na Universidade. No dia 15, o também londrinense (radicado em São Paulo) Mário Bortolotto sobe ao palco para protagonizar os últimos dias de vida do escritor beatnik Jack Kerouac (1922-1969).
Já nos dias 21 e 22 será apresentado o espetáculo ''Olhares Guardados'', criado a partir do projeto Expressividade Cênica para Pessoas com Deficiência Visual, desenvolvido durante o Filo (Festival Internacional de Londrina). Com direção de Paulo Braz, a peça é encenada pelos atores cegos Flávio Cordeiro da Silva, João Durval, Marcos Santos, Sebastião Narciso e Tatiane Quadros.
No palco eles usam o tato e a audição para se locomover numa passarela de borracha, interagindo com o cenário e adereços de cena. O texto é uma colagem de fragmentos de Sebastião Narciso, Adauto Novaes, Evgen Bavcar, Maurice Maeterlinck e Paulo Leminski.
Entre outras atrações programadas para o Festival estão uma apresentação do Coral Universitário; espetáculos de dança dos grupos Fogança, TAP Sapateado, Oficina de Dança da UEL e Cia Verve (de Campo Mourão-PR); além de uma palestra sobre arte com a professora Adriana Velásquez, da Universidade de Medelím, na Colômbia.
Serviço
Festival Maio no Palco
Quando - de amanhã ao dia 29 de maio
Onde - Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá
Ingressos - R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
Informações - (44) 3011-4380

mockup