Integrantes de vários movimentos sociais e populares de Londrina e região participaram de uma sessão única e gratuita do filme Marighella que aconteceu no sábado (20), Dia da Consciência Negra, no Cine Teatro Ouro Verde. A exibição foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Estado Ampliado e Hegemonias (Gpeh) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Sessão no Ouro Verde teve 368 ingressos distribuídos e aconteceu com os devidos protocolos de segurança contra a covid
Sessão no Ouro Verde teve 368 ingressos distribuídos e aconteceu com os devidos protocolos de segurança contra a covid | Foto: Issac Fontana/ Framephoto/ Folhapress

“Conseguimos uma autorização da Paris Filmes e da Produtora O2 para promover esse evento que teve como objetivo provocar uma reflexão sobre os reflexos da ditadura militar nesse momento político que o Brasil atravessa atualmente. Foi também uma oportunidade de garantir o acesso ao cinema a um público que em sua maioria não tem condições de participar desse tipo de evento devido às condições financeiras precárias que enfrentam”, destacou Adriana Medeiros Farias, professora do Departamento de Educação da UEL e pesquisadora líder do Gpeh.

“É um filme histórico que fala da nossa história tão dolorida, revela os porões daquilo que foi a ditadura militar e que tem uma semelhança grande com os dias atuais. Poder trazer essa obra à luz de um público de maneira gratuita é bastante importante. A gente tentou trazer diversos públicos vinculados a uma gama imensa de coletivos de populares de Londrina e região, incluindo integrantes de partidos, de movimentos sociais, de grupos vinculados à causa negra, estudantes, torcidas organizadas e sindicatos”, afirmou Ceres Hadich, assentada na região norte do estado, e membro da coordenação Nacional do MST.

A exibição gratuita contou com apoio da Casa de Cultura da UEL. Foram disponibilizados 368 ingressos para os convidados. Para a realização da atividade com segurança, o uso de máscaras, álcool 70% e apresentação do convite e da carteira de vacina foram exigidos na entrada do Cine Teatro Ouro Verde.

Dirigido por Wagner Moura, o filme Marighella traz o registro da trajetória de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro que foi assassinado pela ditadura militar, no ano de 1969. A produção é uma adaptação do livro "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo", de Mário Magalhães.