Maria Bethânia abre Festival de Curitiba
Ao completar 25 edições, o Festival de Curitiba começa hoje mantendo a tradição de ser um grande palco e vitrine para o teatro nacional e internacional, mas impondo algumas mudanças importantes. A principal mudança é que, depois de oito anos, há um novo time de curadores, formado pelos atores e diretores Guilherme Weber e Márcio Abreu.
A Mostra terá 35 espetáculos, quatro deles estreias nacionais, um internacional e dois de dupla nacionalidade, apresentados por brasileiros residentes no exterior. O Fringe, que completa 18 anos, terá mais de 300 montagens em cartaz, 43 delas com apresentações em ruas e espaços abertos da cidade, além de outras 42 gratuitas.
Este ano, o Teatro Guaíra será palco apenas do show de abertura do Festival, de Maria Bethânia, "Bethânia e as Palavras" (exclusivo para convidados). Já os 400 anos da morte de William Shakespeare estão sendo lembrados nesta edição com dois espetáculos e um minicurso. A tragédia "Macbeth" e a comédia "Medida por Medida", de Shakespeare, ambas com direção e concepção de Ron Daniels, têm 14 atores que encenam os dois espetáculos.
O Festival mantém os já tradicionais eventos simultâneos, que agitam a cidade durante todo o período: Gastronomix - com atrações gastronômicas; MishMash - uma programação para a família; Guritiba - com espetáculos voltados para o público infantil e, este ano, uma exposição interativa de brinquedos gigantes da década de 80; e o Risorama - com apresentações de Stand Up Comedy.
Até o dia 3 de abril serão apresentadas mais de 340 atrações na capital paranaense
Dos quatro espetáculos que estreiam nacionalmente, dois são de Curitiba: "Nuon", novo trabalho da Companhia Ave Lola Trupe de Teatro, além de "La Cena"
O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional





