Dorico da Silva‘‘Temos muita música, um arsenal que dá para preencher mais de dez CDs. Tudo inédito’’Depois de oito shows e 22 mil quilômetros percorridos, a turnê brasileira do violinista Roney Marczak e do pianista Christian Ruvolo trouxe novo ânimo aos intérpretes. Os recitais mesclaram MPB com músicas inéditas de Francisco Mignone e Camargo Guarnieri, entre outros compositores brasileiros.
O trabalho foi concebido para divulgar a qualidade da música brasileira no exterior. ‘‘A idéia principal surgiu do fato de que na Europa, e particularmente na Alemanha, sabe-se muito pouco sobre a música brasileira. E mostrar nossa música com um material inédito teve um peso muito importante porque se trata de composições muito boas’’, comenta Marczak.
Para atrair ainda mais a atenção do público, os músicos acrescentaram ao repertório arranjos inéditos de clássicos da MPB para violino e piano. ‘‘Os arranjos foram feitos pelo Ruvolo e realizamos alguns recitais pela Europa. No Norte da Itália e em Milão, a reação do público foi maravilhosa’’, acrescenta.
Mas, para definir o repertório, o duo teve que pesquisar muito e contar com o apoio de Vera Camargo Guarnieri, viúva de Camargo Guarnieri, e Maria Josefina Mignone, viúva de Francisco Mignone - além do próprio compositor Osvaldo Lacerda - que abasteceram os músicos com muitas partituras, parte delas ainda inédita.
Algumas composições até então desconhecidas foram colocadas lado a lado de músicas como ‘‘Eu Sei que Vou te Amar’’, ‘‘Garota de Ipanema’’, de Tom Jobim; ‘‘Leãozinho’’, de Caetano Veloso; ‘‘Eu Quero Apenas’’, de Roberto Carlos; ‘‘Confidências’’, de Ernesto Nazareth e ‘‘Tico Tico no Fubᒒ, de Zequinha de Abreu, entre outras.
O repertório se transformou em um CD que, dependendo das negociações com uma gravadora de São Paulo, será distribuído em breve por todo o País. A turnê de lançamento incluiu apresentações do Duo Marczak-Ruvolo em Londrina, São Paulo, Brasília, Curitiba, Marília, Manaus e São Luís.
‘‘O saldo de todo este trabalho foi surpreendente e nos deixou entusiasmados. O brasileiro gosta de música e dá valor às suas raízes. Essa receptividade vai nos levar a trazer mais obras para continuarmos próximo do público, como me senti nestes concertos’’, comemora.
O fato de Christian Ruvolo, pianista italiano, ter feito os arranjos é visto com simpatia: ‘‘Ele mostrou muito carinho ao dar atenção especial a uma atividade que ninguém ainda havia desenvolvido, ou seja, adaptar composições de MPB para violino e piano. O resultado foi tão positivo que Ruvolo foi convidado para fazer arranjos para a Orquestra Filarmônica de Manaus e outras instituições que perceberam sua capacidade’’.
Entre os projetos do duo, já consta um novo CD: ‘‘Temos muita música, um arsenal que dá para preencher mais de dez CDs. Tudo inédito. Esperamos conquistar espaço para que organizadores e outras pessoas enxerguem a intenção de divulgar algo que só vai prestigiar o Brasil lá fora, além de documentar a obra de alguns compositores que já estão caindo no esquecimento, como o Ernesto Nazareth e o Zequinha de Abreu’’.
Para Roney Marczak, o importante é a qualidade do material apresentado. ‘‘A qualidade se sobressai independente do tipo de música você está tocando, desde que haja um diálogo com o público’’.
A próxima turnê do duo pelo Brasil também já está sendo elaborada, faltando apenas confirmar as datas dos recitais que devem ocorrer em Fortaleza, São Luís, Manaus, São Paulo e Belém. ‘‘Devo tocar na Europa no dia 28 de maio, em uma série de concertos. Em Milão vamos nos apresentar em um projeto de música para hospitais, incluindo alguns pacientes terminais entre o público. O repertório ainda será decidido’’, comenta.
Na Europa, Roney Marczak pretende retomar suas atividades, como lecionar na Alemanha e cursar as aulas de Emília Fadini, especialista em música antiga, em Milão. ‘‘Além disso, temos nosso trabalho como solistas. O duo é apenas uma faceta deste trabalho, que inclui também oferecer repertório para orquestras, duos, trios e quartetos’’.
O violinista revela ainda que está com um manager no Brasil: ‘‘É o Cláudio Rodrigues, da Divisão de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, que vem me dando muita força’’. O músico conta também com uma home page que traz informações atualizadas sobre as apresentações, currículo e contato, via e-mail, para troca de informações, partituras e organização de concertos.
• O endereço é http://ourworld.compuserve.com/homepages/roney_marczak. O e-mail é [email protected].

mockup