Marczak em noite de gala na Alemanha
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de maio de 1999
Zeca Corrêa Leite 
Há seis meses estão esgotados os ingressos do Prinz Regente Theater, luxuoso teatro de Munique (Alemanha), para o espetáculo de gala que acontecerá dia 31 de julho. O único brasileiro a se apresentar nessa noite, integrando um elenco internacional, será o violinista londrinense Roney Marczak. Ao lado do pianista italiano Christian Ruvolo - juntos eles formam o duo Marczak-Ruvolo - executará peças de compositores nacionais.
Apesar de estar constantemente trabalhando, sem dúvida esta apresentação será uma oportunidade de lançamento ao grande público, não só na Alemanha, como em toda Europa, disse o músico à Folha2. O espetáculo será transmitido pela televisão para toda a Alemanha, com possibilidades de retransmissões posteriores em outros países.
Promovido pela Alfons Goppel Stiftung, instituição que atua na área de assistência social, o evento tem caráter beneficente. Acontecimento tradicional alemão, reúne uma platéia reluzente colocando lado a lado os mundos artístico, empresarial e político da Baviera e de toda a Alemanha. Entre os que estarão presentes nessa noite citam-se o Ministro da Baviera, Alfons Goppel, o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Abdenur e a cantora Tina Turner.
O espetáculo, que serve como uma grande vitrine onde se ostentam os mais valorosos talentos na Europa, é disputado nos bastidores pelos jovens artistas que querem ter seu lugar ao sol. Ao contrário da expectativa geral, Roney Marczak não se esforçou para ser admitido no elenco.
Aliás, ocupado com sua transferência para Berna (Suíça), onde está fazendo mestrado - até o início do ano morava em Freiburg - não se envolveu com o evento. Foi o embaixador Abdenur, que reside em Bonn, quem o indicou para os organizadores.
Um deles, Franz Erasmus Spannheimer, ouviu o CD Descobertas, do Duo Marczak-Ruvolo, e cumprimentou o violinista. Disse estar satisfeito com a apresentação do duo, e que através do disco conheceu um pouco mais da música brasileira.
O mês de julho começa e termina favorável para Roney. Assim como no último dia se apresenta em Munique, no primeiro também tem um compromisso importante. Dará um recital no Conservatório de Berna, a convite da direção do estabelecimento. Serão executadas obras para violino, violoncelo e piano com um trio a que Roney pertence, composto por músicos do Japão e da Suíça.
O músico, que no final de abril esteve se apresentando em Curitiba, como solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, mandou um recado sobre seu interesse em participar do Festival de Música de Londrina.
O festival faz parte de meu currículo, e é inegável o carinho especial que a gente tem pelas nossas raízes, afirmou. Ele lembrou que foi aluno nas aulas de violino nas primeiras edições do evento, quando se iniciava no instrumento.
Quanto ao CD Descobertas, também há novidades. Deverá ser gravado o segundo volume, somente com obras de Camargo Guarnieri, com possibilidade de lançamento no Brasil por uma gravadora de São Paulo.


