Vitor Almeida, um dos criadores da Maratona Literária vai criar uma edição de verão do evento: "haverá uma revolução"
Vitor Almeida, um dos criadores da Maratona Literária vai criar uma edição de verão do evento: "haverá uma revolução" | Foto: Divulgação

Com uma ideia inovadora no mundo da literatura, o projeto virtual da Maratona Literária, hoje, é visto como um case de grande sucesso entre os amantes da leitura no meio virtual. Victor Almeida, 28, londrinense, formado em publicidade, trabalha como designer gráfico e produz conteúdo sobre o mundo geek em seu canal no youtube, o Geek Freak, e é um dos criadores da Maratona Literária.

Atualmente, a Maratona conta com mais de 13 mil leitores. O sucesso do evento deste ano foi tão grande que está entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter com a hashtag #MLI2021. O propósito da Maratona de reunir o maior número de leitores em um período de duas semanas tem se mostrado genial. O MLI - Maratona Literária de Inverno, conta com desafios ao longo dos dias para que o evento se torne mais atrativo e imersivo para o leitor.

Beatriz Paludetto, 25, é uma das organizadoras do evento e conta como está sendo a recepção desta edição pelo público. “Parte da comunidade é aproximar leitores solitários ao redor do Brasil, então é onde muitos jovens tem a possibilidade de conversar e trocar figurinhas sobre algo que realmente gostam. A comunidade é incrível e muito engajada, todo mundo ali se manifesta de alguma forma, seja por storie, post no Instagram, tuítes, vídeos no YouTube, lives da twitch ou só comentando nos chats e comentários de posts.”

A MARATONA

Criada há oito anos, a Maratona Literária , realizada em duas edições ao ano, vem reunindo cada vez mais leitores ao redor do Brasil. O intuito é fazer as pessoas dedicarem mais tempo à leitura e tornar essa atividade mais divertida.

A cada evento, a temática é diferente, para sempre gerar muita interação nas redes sociais, nas lives de leitura e nos desafios do evento, além de contarem com ainda sorteios para os participantes inscritos. O evento é transmitido ao vivo pela Twitch, mas a interação ultrapassa a plataforma, alcançando também o Twitter e Instagram, e alguns canais do youtube, gerando uma interação ainda maior entre o público e o evento em si, seja para comentar ou debater, a Maratona Literária segue ganhando espaço e novos aderentes ao longo de suas edições.

Este ano a temática é voltada para o mistério, mas isso não significa que as leituras dos participantes sejam somente sobre essa temática. Pelo contrário, a temática é feita somente para deixar o evento mais imersivo para o público que quiser entrar de cabeça, mas os participantes são livres para lerem o que lhes for de agrado.

OS DESAFIOS

Os desafios preparados pelos organizadores do evento não são nada mirabolantes e muito menos perigosos. São desafios saudáveis e que podem ser feitos de dentro da sua casa.

As propostas servem para ajudar o público a escolher os livros a serem lidos durante as duas semanas de maratona do evento. Nesta edição, os desafios estabelecidos são ler um livro publicado antes de 2010, outro de uma série que você escondeu na estante por muito tempo, ou um com a capa predominantemente preta ou branca; um livro com vários elogios, mas que você não sempre teve suas suspeitas sobre gostar e, por último, um livro com uma média de pelo menos quatro estrelas no Skoob ou Goodreads, plataformas de avaliação e resenhas de obras literárias.

TRANSMISSÃO

Além das lives feitas no canal da Twitch do Geek Freak, está sendo lançada nesta 17ª edição, uma minissérie sobre o tema principal da Maratona de Inverno: “O Assassinato na Biblioteca”, feito em seis episódios que estão liberados ao vivo e depois postados no canal Geek Freak.

A minissérie tem a participação de outros booktubers de vários lugares do Brasil e que produzem conteúdo sobre livros para YouTube. Entre os nomes dos participantes e organizadores do evento, ao lado de Victor, estão o de Beatriz Paludetto, Aya Literária, Alec Costa, Thaís Cavalcante, Thamirez Santos, Eduardo Carone, Andréa Bistafa, Karine Leôncio e Leo Oliveira.

Imagem ilustrativa da imagem Maratona Literária ganha destaque nas redes com leitura imersiva
| Foto: Divulgação

O evento segue até o dia 24 de junho, sábado, em horários alternados durante o dia e que, ao final da Maratona, vão totalizar mais de 300 horas de live de leitura, desafios e conversas sobre a MLI 2021. No último dia de evento, no sábado (24), estão programadas 5 lives e o lançamento do último episódio da minissérie, ao vivo no canal da Twitch da Geek Freak.

EDIÇÃO DE VERÃO

Para a próxima edição, prevista para janeiro de 2022, Victor diz que ainda há algumas coisas para definir, mas que já tem o tema da próxima edição definido. “Estou mega ansioso para começar a criar mais dentro do universo dele. Por enquanto, tenho em mente somente a estrutura básica do evento e algumas surpresinhas. O que posso dizer sobre a #MLV2022 é que... haverá uma revolução”, aponta o criador da Maratona.

Victor Almeida ainda completa deixando um recado para quem está começando a ler ou quer voltar com o hábito da leitura: “o mundo dos livros não precisa ser assustador. Muitos de nós criamos, durante a infância e adolescência, uma imagem de que ler é algo cansativo ou feito somente por pressão ou obrigação. Mas acredito fielmente que existem livros para todo mundo, livros capazes de encantar cada pessoa, e que se você ainda não se apaixonou pela leitura, apenas não encontrou o livro certo.”

Beatriz Paludetto, co-realizadora do evento: "Com o tempo de prática você consegue ler mais, talvez mais rápido e compreender textos mais difíceis"
Beatriz Paludetto, co-realizadora do evento: "Com o tempo de prática você consegue ler mais, talvez mais rápido e compreender textos mais difíceis" | Foto: Divulgação

Sua colega de evento, Beatriz Paludetto, diz que “com o tempo de prática você consegue ler mais, talvez mais rápido e absorver e compreender textos mais difíceis à medida que você vai desbravando novos títulos. Existem milhares de livros por aí, pra quem gosta de romance, fantasia, não ficção, autoajuda, suspense etc. Ler é incrível, mudou minha vida e me fez um ser humano melhor”.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1