São Paulo, 23 (AE) - Cadete Winslow revela logo de início sua origem, a peça teatral "The Winslow Boy", de Terence Rattigan, já anteriormente levada ao cinema, por Anthony Asquit. Não se trata de uma afirmação negativa. Em geral, teatro e cinema dialogam de maneira áspera, mas não é o caso aqui. Mamet, que também vem do palco, tem senso de cinema. E, se exacerba o lado mais stagy do texto, nem por isso ele se torna menos saboroso.
Há nele uma sólida carpintaria teatral que sustenta essa história de justiça, honra e valor da palavra na Inglaterra do início do século. Um garoto, o cadete Winslow do título, é expulso da academia militar, acusado de furto. O pai (vivido pelo ótimo Nigel Hawthorne, de "As Loucuras do Rei George") lhe pergunta se é culpado ou inocente. O garoto garante que não cometeu nenhum crime. A palavra empenhada bastará para que toda a família se empenhe numa desgastante luta jurídica para que a desonra seja reparada. Por um lado, o filme é um agudo estudo sobre usos e costumes da Inglaterra do começo do século. As relações são rígidas. Tão rígidas que um garoto precisa ser levado ao tribunal para provar que não cometeu um crime tipicamente adulto. Formais a ponto de os contatos humanos e amorosos serem sempre insinuados e nunca revelados às claras. Tudo fica nas entrelinhas - e essa sutilieza britânica não é o menor encanto do filme.
Mas há algo mais. O simples fato de eleger por tema a palavra empenhada faz de "Cadete Winslow um necessário exercício de comparação. É como se Mamet resolvesse que era importante exumar um tempo em que valores, mesmo muito rígidos, estruturavam as relações humanas. Para mostrar que, se eram de fato limitadores e até castradores das pessoas, ao mesmo tempo davam à vida um certo sentido, que se perdeu.
Dificilmente, hoje em dia, alguém iria até o fim por uma questão de honra. Por isso o espectador teme pelo desfecho do julgamento. E se pergunta o que será feito daquela família se o garoto for considerado culpado. Há um lado luminoso no tema da palavra empenhada, mas há também o seu aspecto terrível - porque a palavra funciona na base do tudo ou nada. Exige que se vá às últimas consequências. Serviço - Cadete Winslow. EUA, 1999. Dir. de David Mamet, com Nigel Hawthorne. Columbia

mockup