Os povos incas acreditavam que os eclipses lunares ocorriam quando dragões tentavam atacar a deusa Lua, que era chamada por eles de Mama Quilla. Nesses períodos, com o objetivo de defendê-la dos ataques, guerreiros da tribo pré-colombiana entoavam cânticos milenares e tocavam instrumentos percussivos acreditando que esse ritual seria capaz de afastar as feras. Inspirados pelo poder da sonoridade percussiva inca descrito pela lenda milenar, um grupo de amigos resolveu batizar a banda de reggae que estavam criando em Londrina com o mesmo nome da divindade que é conhecida como a protetora das mulheres.

Surgia então a banda Mama Quilla, criada em 2002 e dona de uma das trajetórias mais longevas entre os grupos musicais da cidade. O aniversário de duas décadas dedicadas ao reggae será comemorado com o público em um show especial que acontece neste sábado (19), às 23 horas, no Bar Valentino. A apresentação contará com a participação de vários convidados especiais, como a banda Primos da Cida e os músicos Elvis Júnior e Rodolfo Mena (integrante da Banda Matina).

“Teremos ainda a presença do DJ Dj Red Roots Hi Fi, que receberá o público na Casinha do Valentino, a partir das 21 horas, e do Dj Soul Killa, que animará a plateia antes do show que terá início às 23 horas. Faremos uma apresentação mais longa que o normal pois levaremos para o palco grande parte das músicas que integram o repertório dos quatro álbuns autorais que lançamos desde o início da banda”, detalha Tiago Menezes, vocalista e guitarrista da Mama Quilla.

Ele comenta que além do show comemorativo que acontece nesse final de semana, os integrantes da Mama Quilla estão preparando outra surpresa para o público. “Estamos na fase de pré-produção do nosso quinto álbum. Pretendemos lançar as novas músicas ainda nesse ano, ainda não sabemos se como singles ou o álbum completo de uma única vez”, revela ao comentar que o grupo está aberto a novas influências musicais.

“Ao contrário do nosso primeiro disco lançado em 2005, quando tínhamos bastante definida a sonoridade que queríamos explorar, agora estamos cada vez mais abertos a novas influências musicais que têm chegado por conta de trabalhos paralelos que temos realizado. Incluindo elementos do samba que chegam por conta do Bloco do Bafo Quente e do jazz trazido por alguns integrantes da banda que tocam em outros grupos. Apesar de o reggae continuar sendo o nosso elemento principal ”, comenta.

Leia mais: ExpoLondrina anuncia mais atrações e novos shows

Na avaliação de Tiago, as trocas musicais e as vivências pessoais entre todos os integrantes são responsáveis pela longevidade da banda. “Existe muita amizade, fraternidade e amor nessa convivência de tantos anos e um respeito muito grande pela individualidade de cada um. Acho que esse é o diferencial que faz com que a gente ainda sinta um prazer muito grande em tocar junto mesmo tendo pessoas que pensam de formas muito diferentes no grupo”, aponta.

Além de Tiago Menezes na voz e guitarra, a banda Mama Quilla é formada por Gisele Silva (voz), Diogo Burka (contra-baixo e voz), Luciano Assumpção (guitarra), Robson Ganeo (teclados e voz), Duda de Souza (percussão) e Guilherme "Carosso" Rossini (bateria). Integram a discografia do grupo os álbuns "Efeito Sintonia" (2005), "Pulso Forte" ( 2009) e "Segue Reto Toda Vida" (2013), além do DVD "A Hora é Agora e o Momento é para Sempre" (2019).

Serviço:

Show Mama Quilla – 20 anos

Quando - Sábado (19), a partir das 21 horas

Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)

Quanto – R$ 25 (valor do segundo lote, últimas unidades à venda)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link