Mais rebeldes, menos malhados
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Camila Brandalise <br> Folhapress 
São Paulo - As duas novelas têm histórias diferentes, são de emissoras diferentes e são exibidas em horários diferentes. Mesmo assim, é difícil não comparar ''Malhação'' (Globo) com ''Rebelde'' (Record), dedicadas ao público jovem.
Diferente também é a situação das duas em relação à audiência. Enquanto a novela global amarga baixas médias de Ibope, o folhetim estreante da Record tem sua segunda temporada confirmada para 2012.
''Malhação'' cansou. O público jovem não a vê como uma novela que fala sobre a vida dele'', opina o pesquisador em televisão Rodolfo Bonventti. ''Já o sucesso de ''Rebelde' se dá por juntar histórias de pessoas de diferentes faixas etárias. Além dos jovens, há pais e mães que se veem na trama'', diz.
Para o ano que vem, a autora de ''Rebelde'', Margareth Boury, promete ''romances, ação e muita rebeldia'', ou seja, manter a fórmula que vem dando certo. ''Fazemos um trabalho de grupo. Crio as cenas, o Ivan Zettel dirige, e os atores entram no maior gás. Tentei, junto com o Ivan, criar uma trama bem movimentada, com diálogos ágeis, comédia e romance'', diz Margareth.
Já ''Malhação'' segue em queda. Desde 2004, já perdeu 50% de sua audiência. Mesmo assim, não há planos de tirar a produção do ar, segundo a Globo. O que o público vem notando é uma mudança constante na trama, que começou cheia de mistérios e, agora, está mais voltada para o cotidiano. Em nota, a Central Globo de Comunicação afirma que são ''ajustes naturais em início de temporada, com o objetivo de estimular a identificação do público com a história''.
Temporadas memoráveis
Dado, Romão, Mocotó, Perereca, Cabeção, Vagabanda. Todos esses nomes, provavelmente, farão você se lembrar das melhores fases da novela ''Malhação'', exibida pela Globo desde 1995.
Mesmo a primeira temporada é lembrada até hoje pelo público, como conta o ator Cláudio Heinrich, que interpretou o professor de jiu-jitsu Dado. Leitor assíduo de livros de autoajuda, Dado estava sempre citando frases de efeito e, logo depois, disparava: ''Bonito isso, né? Li num livro''.
''Até hoje as pessoas me abordam na rua e repetem o bordão'', comenta Heinrich. ''Malhação'' foi uma grande oportunidade. Foi quando as pessoas conheceram o meu trabalho. E graças à trama tomei gosto pelo jiu-jitsu'', diz o ator, que atualmente interpreta Elton na novela ''Vidas em Jogo'', da Record.
Carolina Dieckmann, Luigi Barricelli, André Marques, Sophie Charlotte e Fernanda Vasconcellos, todos contratados da Globo, também já passaram por ''Malhação''. ''Nas temporadas antigas, os atores convenciam em seus papéis, e a trama tinha mais a ver com o mundo jovem, falando sobre conquistas e coisas do cotidiano'', opina Claudino Mayer, que é especialista em novelas pela USP (Universidade de São Paulo). ''Atualmente, a novela deveria ousar mais'', sugere.


