Taryn Szpilman: atração desta quinta-feira (2), cantora fará uma viagem pelo tempo, mostrando como o blues se desenvolveu e se misturou desde os anos 1920
Taryn Szpilman: atração desta quinta-feira (2), cantora fará uma viagem pelo tempo, mostrando como o blues se desenvolveu e se misturou desde os anos 1920



Depois da abertura da 8ª edição do Festival de Blues de Londrina com o guitarrista, cantor e compositor Kenny Brown, além dos anfitriões Acústico Blues Trio, a segunda noite de evento, nesta quinta-feira (2), às 21h, no Bar Valentino, vai surpreender ao mostrar que as fronteiras do gênero vão muito além do que se costuma imaginar. Taryn Szpilman fará uma viagem pelo tempo, mostrando como o blues se desenvolveu e se misturou desde os anos 1920. Já os Blues Beatles fazem o caminho inverso ao dos quatro rapazes de Liverpool, trazendo-os de volta à raiz de onde o rock inglês cresceu e se desenvolveu.

Carioca, Taryn Szpilman cresceu no meio de uma banda. Filha do maestro Marcos Szpilman, criador da Rio Jazz Orchestra, não só descobriu o viés musical muito cedo como logo partiu para estudar, aprimorando-se em diferentes vertentes que se complementam como atriz, dubladora, figurinista, cantora, compositora e pesquisadora. Ao longo dos anos, tornou-se uma diva do jazz e blues nacionais, apimentando suas apresentações com a sensualidade de uma pin-up. Taryn também ganhou destaque internacional como intérprete de Elsa na animação "Frozen", da Disney, como uma atriz e dubladora com o sucesso "Let It Go" ou "Livre Estou", de Frozen, além de emplacar canções em novelas de época.

Para completar a noite, a banda "Blues Beatles", formada por Marcos Viana (voz), Flavio Naves (piano), Bruno Falcão (baixo) e Fred Barley (bateria), reinventa a música dos meninos de Liverpool, tocando arranjos inovadores para clássicos como "Ticket to Ride" e "Yesterday". Afinal, se os bluesmen americanos influenciaram os Beatles no início de carreira, o quarteto inglês volta inusitadamente às raízes nas recriações dos Blues Beatles, conferindo um novo prisma para temas consagrados. Cada versão é meticulosa, desenvolvida para atrair tantos os fãs de blues quanto os fãs de Beatles. O resultado é uma mistura de hits inesquecíveis com espaço para o improviso, incluindo solos de piano, guitarra, sax e muito suingue.

Terceira noite
Na terceira noite do 8º Festival Blues de Londrina, na sexta-feira (3), o cantor Earl Thomas sobe ao palco – pelo segundo ano consecutivo - acompanhado pelo guitarrista Igor Prado, em um show pensado para levantar o público. No mesmo dia, o festival também contará com uma veterana do cenário brasileiro do blues: a banda curitibana Mister Jack.

Nascido no Tennessee, Earl Thomas conhece o blues na raiz: seu pai era bluesman e sua mãe, cantora gospel. Indicado duas vezes ao Grammy, vai do blues ao soul com uma personalidade própria, reforçada pelo vocal imponente e seguro. Ele, que se prepara minuciosamente para cada show, não antecipa o que vai cantar em Londrina. No entanto, pode-se esperar por músicas de sua autoria já gravadas por grandes nomes - além de Etta James, sua lista conhecida inclui Solomon Burke e Tom Jones.

Já a banda curitibana Mister Jack possui 25 anos de estrada e retornou após alguns anos de intervalo na carreira. Surgida nos anos 90, quando o blues nacional passou por uma efervescência com nomes como Blues Etílicos, Celso Blues Boy e André Christovam, a Mister Jack manteve uma agenda de shows agitada até por volta de 2010. Agora, prepara um disco autoral para lançar, em vinil, em 2019 e, enquanto isso, apresenta um repertório totalmente reformulado. A volta trouxe um repertório voltado para surpreender o público e a imensa lista de músicas que a banda tocava foi reduzida, dando enfoque para temas instrumentais. A banda é formada por Bene Chireia (gaitista), Marcelo Ricciardi (guitarra), Paulo Cresta (baixo) e Edu Cardeal (bateria).

O festival termina no sábado (4) com apresentação da cantora Alma Thomas ao lado do lendário guitarrista argentino Victor Biglione. A mesma noite vai contar com o talento do guitarrista paulista Netto Rockfeller e banda.

Serviço:
8º Festival Blues de Londrina
Taryn Szpilman (RJ) e Blues Beatles (SP)
Quando: Quinta-feira (2), às 21h
Earl Thomas (EUA) e Mister Jack (Curitiba)
Quando: Sexta-feira (3), às 21h

Onde: Bar Bar Valentino (rua Pref. Faria Lima, 486)
Quanto: R$ 50 (individual) e R$ 500 (mesa para 4 pessoas). O ingressos estão à venda pelo Disk Blues e nas lojas 5àSec (Av. Higienópolis, 533; Av. Maringá, 817; e Catuaí Shopping Center)