Maio de 68 está fazendo trinta anos
ReproduçãoEstudantes protestando nas ruas de Paris em maio de 1968. Debates, lançamento de livro e shows lembram os 30 anos da revolta românticaOs 30 Anos do Maio de 68 serão lembrados com diversos eventos referentes à data, marcante para a então juventude estudantil. Ano em que os universitários de todo o mundo gritaram pela liberdade com pedras e barricadas, buscando a realização de seus ideais políticos, sociais e culturais.
No dia 4 de maio acontece a inauguração da exposição Maio de 68 na Imprensa Paranaense, no hall de entrada da Secretaria da Cultura. No mesmo dia, tem início, no auditório Brasílio Itiberê, uma série de debates que iniciarão sempre às 20 horas. Na abertura, o tema Desejos de Transformação, com o sociólogo Maurício Segall e o professor João Roberto Martins Filho, da Universidade de São Carlos (SP). A mediadora será Silvia Maria Araújo, doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
A Linguagem do Novo: Expressão dos Conflitos e Intenção de Mudança, é o assunto do dia 5 (terça-feira). Estarão debatendo, o jornalista Emiliano José da Silva, autor de Carlos Marighella - inimigo número um da ditadura militar, e de Lamarca: o capitão da guerrilha; e o professor e escritor Marcos Napolitano, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. A mediadora será a professora Judite Maria Barbosa Trindade, doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná.
A discussão no dia 6 (quarta-feira) gira sobre o tema Inquietação e Acomodação: trajetórias políticas e intelectuais, com o jornalista e escritor Alfredo Sirkis, presidente do Partido Verde, e a professora de Sociologia Urbana da UFPR, Maria Tarcisa Silva Bêga, doutoranda em Sociologia pela USP. O mediador será o professor, Emmanuel Appel, do Departamento de Filosofia da UFPR.
Para o dia 7 de maio (quinta-feira) está reservado As Falas e Idéias de 68, com o jornalista Zuenir Ventura, autor da obra 1968 - O Ano Que Não Acabou: a aventura de uma geração, e com o professor de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Theodoro Barros. O mediador será o jornalista paranaense Luiz Geraldo Mazza.
Utopias e Barricadas ficam para o último dia de programação, com os debatedores João Quartim de Moraes, professor da Unicamp e escritor, e Irene de Arruda Ribeiro Cardoso, escritora e professora de Sociologia da USP. O mediador será César Augusto Ramos, professor do Departamento de Filosofia da UFPR, doutor em Filosofia Política pela Unicamp e Universidade de Kassel, na Alemanha.
LivrosEm paralelo com a programação dos 30 Anos de Maio de 68, haverá o lançamento do livro Carlos Marighella - inimigo número um da ditadura militar, de Emiliano José da Silva Filho. A obra será lançada no hall de entrada da Secretaria da Cultura, no dia 6 (quarta-feira), às 18h30.
Para o dia 7 (quinta-feira), no mesmo local e horário, está programado a Conversa com Atores Sociais do Movimento de Maio de 68 no Paraná, com os jornalistas Tereza Urban, Milton Ivan Heller, Ildeu Manso Vieira e a arte-educadora Marilda Kobachuk.
ShowAs comemorações de Maio de 68 serão encerradas com um show musical nas Ruínas de São Francisco, com o grupo Brazuca, que cantará músicas da tropicália, jovem-guarda, bossa-nova, boleros, canções dos Beatles e dos Rolling Stones. A direção musical é de Maurílio Ribeiro.





