Machu Picchu ganha catracas para controlar entrada de turistas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de novembro de 1997
Agência Estado
A entrada de turistas nas ruínas de Machu Picchu, um dos mais belos tesouros arqueológicos do mundo, passa a ser controlada por um moderno sistema de cartões eletrônicos. Com o novo sistema as autoridades do Instituto Nacional de Cultura do Peru (INC) esperam limitar o número de turistas e impedir os danos ao santuário, localizado nos Andes peruanos a 2.700 metros de altitude.Queremos evitar a entrada de mais visitantes do que as ruínas podem receber, explicou o diretor do INC, Luis Arista.
Construídos para resistir aos terremotos que abalam a Cordilheira dos Andes, os 200 edifícios de granito estão ameaçados pelo excesso de visitantes. Diariamente mil turistas peruanos e estrangeiros visitam esses monumentos erguidos pelos incas por volta do ano de 1450. Há muitas partes sendo depredadas, denuncia Arista.
A decisão de adotar um sistema de controle mais rígido foi tomada depois do incêndio, ocorrido em setembro, que consumiu 50% da vegetação da área de Machu Picchu e atingiu parte das antigas trilhas incas. O sistema de controle eletrônico é uma tentativa de dar um planejamento ao turismo nas ruínas que facilitará o registro exato do número de visitantes. As catracas serão instaladas também em outras ruínas arqueológicas de Cuzco, como Ollantaytambo e Sacasayhuamán.