Luzes do Natal transformam Curitiba
Já virou tradição: o Natal de Curitiba não seria o mesmo sem as apresentações do coral de crianças do Palácio Avenida, realizadas há oito anos na Rua das Flores e que já foi visto, desde 1991, por mais de um milhão de pessoas. Este ano não está sendo diferente: com o tema Todos os Natais do Mundo, as apresentações oficiais começaram na noite do dia 27 de novembro e têm encantado a multidão que se aglomera a cada novo espetáculo.
Os garotos e garotas que fazem parte do coral, todos entre 8 e 13 anos de idade, vieram de lares assistenciais da capital do Estado. São 136 vozes mirins que cantam, dos janelões do Palácio Avenida, clássicos natalinos e também da Música Popular Brasileira (MPB) - como Maria, Maria, sucesso de Milton Nascimento, e Fantasia, de Chico Buarque.
Além do capricho no arranjo das músicas e o cuidado com a afinação do coral, a apresentação também impressiona pela grandiosidade: são 240 projetores de luz, 140 caixas de som, 50 mil lâmpadas e 10 quilômetros de fios distribuindo 57,2 mil watts de energia elétrica. É um espetáculo de luzes e cores. Até um Papai Noel gigante, instalado no alto do Palácio, participa do espetáculo. No final, uma grande queima de fogos de artifícios.
Para quem não conhece Curitiba - ou só passou rapidamente pela cidade - as apresentações do Palácio Avenida podem ser um bom ponto de partida para um final de semana diferente. A capital paranaense oferece opções de turismo para todo tipo de bolso e de gosto. A começar pela própria decoração da cidade: a maioria dos prédios recebe iluminação especial, e por isso essa época do ano é conhecida em Curitiba como Natal de Luzes.
Mas não é só. Shoppings decorados; concertos natalinos; a famosa apresentação de presépio vivo com encenação do Auto de Natal nas escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a Rua 24 Horas; e até as feiras das praças Osório e Santos Andrade completam o cardápio de quem chega na capital especialmente para o Natal. Sem contar os diversos parques da cidade e a infinidade de opções para as compras de final de ano.
Parada obrigatória para quem chega à capital paranaense é o Estação Plaza Show, o primeiro shopping de lazer do País e que foi inaugurado este ano numa área de 76 mil metros quadrados. Localizado na Avenida Sete de Setembro, 2.275, antiga estação ferroviária de Curitiba, o Estação Plaza reúne dezenas de bares, restaurantes, boate, cinemas, diversões eletrônicas, boliche, shows ao vivo e muito mais.
Atração à parte são as dez salas de cinema da Paramount/Universal, com um filme começando em média a cada dez minutos e capacidade para 2.280 pessoas. Além da qualidade da imagem e do som digitais, as salas oferecem um conforto fora do padrão: são poltronas espaçosas, confortáveis, com ótima visão, dificilmente encontradas em outros cinemas do País.
Na área das diversões eletrônicas, o destaque hoje é o Laserwar, instalado num espaço chamado de Cyberplay. O jogo é uma espécie de Quake (clássico entre os games) disputado ao vivo, fora da tela do computador, durante 13 minutos. Cada participante ganha um colete especial e uma arma que dispara raio laser. Equipe contra equipe, vence quem consegue atingir o maior número de pessoas e morrer menos vezes. Todo o desempenho do participante é registrado pela arma, que aponta quantas vezes ele foi atingido, quantas vezes acertou os adversários e quantos pontos acumulou ou perdeu. O cenário futurista também lembra o do game: uma espécie de labirinto, com muito gelo seco e música em alto volume.
Para quem gosta de bares, opção é o que não falta no Estação. Muitos deles são temáticos, como o recém-inaugurado Wanderley Luxemburgo Foot Ball Café, do técnico do Corinthians e da Seleção Brasileira Wanderley Luxemburgo. No bar, instalado em dois pavimentos, o cliente vai encontrar camisas, faixas de campeão, fotografias, troféus, medalhas e outros objetos que fazem parte da história profissional de Luxemburgo. Também tem espaço para dança e o chope pode ser servido pelos próprios clientes, a partir de registros individuais.
Já a criançada tem diversão garantida com os brinquedos e jogos interativos do Parque da Mônica, o primeiro instalado fora de São Paulo. Ou então no Museu Ferroviário, que abriga, entre outras coisas, uma locomotiva e um vagão dormitório do início do século e que serviu para hospedar o ex-presidente Getúlio Vargas.
Para quem quer fazer compras, também são encontradas, dentro do Estação, lojas de roupas e calçados, entre outras. Mas o forte do shopping é mesmo a diversão, com jogos, bares e restaurantes para todo tipo de paladar. A idéia de construir um shopping de lazer deu tão certo que outras capitais brasileiras, como Salvador (BA), já têm projetos semelhantes. Por isso, para quem pensa em aproveitar o final de ano para dar um pulinho em Curitiba, não pode deixar de conferir.
TOME NOTADivulgaçãoPalácio AvenidaCom o tema Todos os Natais do Mundo, a apresentação é um espetáculo de luz e coresLúcio Horta
Especial para Folha Turismo





