LORCA, A POESIA SEMPRE VIVA
Arquivo FolhaFederico García Lorca: ‘‘Eu sempre serei partidário dos que não têm nada e aos quais até a tranquilidade é negada’’
Há cem
anos nascia
o poeta espanhol Federico García Lorca, que influenciou gerações
de artistas
em todo
o mundo
Cleide Cavalcante
Agência Estado
Morto caiu Federico/ sangue na fronte e chumbo nas entranhas/ Foi em Granada o crime/ sabei - pobre Granada! - em sua Granada.... O fuzilamento, descrito nestes versos por Antonio Machado, aconteceu em agosto de 1936 e tirava do cenário mundial um dos mais expressivos fenômenos da arte, o espanhol Federico García Lorca. Hoje comemora-se o centenário do nascimento do poeta e dramaturgo granadino. Muito popular onde quer que estivesse, o artista também destacou-se como pianista e desenhista, representando um dos expoentes da chamada geração de 27.
O trabalho de Federico del Sagrado Corazón de Jesús García Lorca foi tão significativo que influenciou gerações de artistas latinos e europeus, além de espanhóis. Soma-se a isto o fato de ter sido o poeta espanhol mais traduzido de todos os tempos. Nascido na pequena cidade de Fuente Vaqueros, a 18 quilômetros de Granada (Espanha), Lorca começou a dar os primeiros sinais de seu talento ainda muito jovem.
Aos 21 anos recebeu, finalmente, autorização dos pais para mudar-se para Madri, para tentar uma carreira profissional. Antes, formou-se em Direito pela Universidade de Granada. De imediato, fez amizade com Luis Bu¤uel, Salvador Dalí, José (Pepín) Bello e Gregório Martínez Sierra. Em menos de um ano, ele estreava ‘‘El Malefico de la Mariposa’’ (A Maldição da Borboleta), e conhecia o fracasso.
Por pouco tempo. Seu relacionamento com o pintor surrealista Dalí, amigo que considerava ser uma ‘‘alma gêmea’’, foi intenso. Entretanto, Lorca nunca assumiu sua homossexualidade. Ele também teria vivido um romance com o escultor Emilio Aladrén. Acredita-se que a emoção que tomou conta de Lorca após o fim do relacionamento com o escultor foi a responsável por um de seus trabalhos de maior sucesso: ‘‘Romancero Gitano’’ (Romanceiro Cigano).
O poeta viajou por toda a Europa, viveu um ano nos Estados Unidos - entre 1929 e 1930 quando escreveu ‘‘Poeta em Nova York’’- e visitou a América do Sul, em 1933, quando veio ao Brasil. Considerado um dos maiores poetas do século, Lorca sempre mostrou grande identificação com os oprimidos socialmente. ‘‘Eu sempre fui partidário dos pobres. Eu sempre serei partidário dos que não têm nada e aos quais até a tranquilidade é negada’’, afirmou certa vez.
Em seu discurso defendia pobres, humilhados, negros e ciganos. Era este submundo, que ele entrava em contato durante as excursões de suas peças teatrais, que o inspirou em muitos trabalhos, como ‘‘La Casa de Bernarda Alba’’, ‘‘Yerma’’ e ‘‘Bodas de Sangue’’. Dalí, ironicamente, costumava denominá-lo como ‘‘um cigano bronzeado de cabelos negros e coração de criança’’.
Mas, apesar de toda a miséria que via passar sob seus olhos, Lorca sonhava. Afinal, era um poeta. Por isso, apoiava a República, pois acreditava que o fim da fome e a modernização das estruturas resultariam numa ‘‘explosão espiritual jamais conhecida pela humanidade’’. Por suas idéias, o poeta foi considerado um esquerdista. Fato que o levou à morte precocemente, aos 31 anos, tornando-se um símbolo dos 475 mil espanhóis assassinados durante a Guerra Civil.
No entanto, por muitas décadas, os seguidores do ditador Francisco Franco tentaram inserir na memória nacional que o assassinato de Lorca teria sido resultado de ‘‘brigas entre homossexuais’’. Isso foi desmentido através da biografia definitiva escrita por Ian Gibson - ‘‘O Assassinato de García Lorca’’, lançado em 1979. ‘‘
...Atiraram-lhe nos olhos
os vendilhões de sua pátria
nos seus olhos andaluzes
em sua boca de palavras.
Muerto cayó Federico
sobre a terra de Granada
la tierra del inocente
no la tierra del culpable.
Nos olhos que tinha abertos
numa infinita mirada
em meio a flores de sangue
a expressão se conservava
como a segredar-me: - A morte
é simples, de madrugada...
’’
(Vinícius de Morais, em ‘‘A Morte de Madrugada’’)

mockup