O Festival Literário de Londrina – Londrix - chega a sua 17ª edição a partir desta segunda-feira (9) voltando a promover diversas atividades com a presença do público após o período de isolamento social adotado por causa da pandemia de Covid-19. Grandes nomes da literatura londrinense e nacional participarão do evento que acontece até o próximo dia 15. Debates, lançamentos de livro, oficinas, exposição, mostra de vídeos, performances e shows integram a programação que será realizada gratuitamente no Museu Histórico.

Dentre os escritores reconhecidos nacionalmente convidados para essa edição do Londrix estão Cida Pedrosa, Cristiane Sobral, Joca Reiners Terron, Luis Felipe Leprevost, Luna Vitrolira e Paulo Scott. Já a lista de autores londrinenses que participarão do evento é formada por Danilo Neiva, Eduardo Baccarin, Felipe Melhado, Jardel Dias, Luan Valero, Lucas Turino, Maurício Arruda Mendonça e Pablo Blanco.

Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor
Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor | Foto: Divulgação

A programação será aberta nesta segunda-feira (9), às 19 horas, com o debate “Palavras em Ação” que reunirá três convidados londrinenses. Durante a conversa o escritor Danilo Neiva , o ator Lucas Turino e o dramaturgo Luan Valero irão abordar as relações estabelecidas entre literatura e teatro. A mediação ficará a cargo de Marina Stuchi, escritora e doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor. Em 2021, lançou seu primeiro livro a novela de terror "Cão Preto". Luan Valero é formado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina/Funcart e desde 2009 integra o Núcleo Ás de Paus, para o qual escreveu "A Pereira da Tia Miséria", cuja montagem foi apresentada nos principais festivais de teatro do Brasil. Lucas Turino é ator e palhaço na companhia de teatro e circo “Os Palhaços de Rua”, de Londrina. É autor do livro “Faroeste Paulista” (2021).

Luan Valero é formado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina/Funcart e desde 2009 integra o Núcleo Ás de Paus, para o qual escreveu "A Pereira da Tia Miséria"
Luan Valero é formado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina/Funcart e desde 2009 integra o Núcleo Ás de Paus, para o qual escreveu "A Pereira da Tia Miséria" | Foto: Divulgação

Após o debate, às 20 horas, haverá o lançamento do livro “Meu Amor é um Picles Passado”, do escritor Vinicius Comoti, paulistano radicado em Curitiba. “Honrados estamos em poder novamente recepcionar pessoas de todas as idades interessadas nas atividades do Londrix, que, a cada edição, amplia a reverberação como um dos mais importantes eventos literários do Brasil”, afirma Chris Vianna, produtora cultural e diretora do Festival Literário de Londrina.

Lucas Turino é ator e palhaço na companhia de teatro e circo “Os Palhaços de Rua”, de Londrina
Lucas Turino é ator e palhaço na companhia de teatro e circo “Os Palhaços de Rua”, de Londrina | Foto: Divulgação

Leia mais: Antropofagia em destaque

O Londrix 2022 conta com a curadoria de Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak. Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o evento tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e parceria com a Universidade Estadual de Londrina, via Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora.

Serviço:

17ª edição do Festival Literário de Londrina – Londrix

Quando – De 9 a 15 de maio

Onde – Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamim Constant, 900 - Acesso pela Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Urbano).

Quanto - Entrada franca

*Programação completa disponível no link https://londrixfestival.com.br/programacao/

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1