Arte de Marco Jacobsen ilustra o livro "Lenda das Águas"
Arte de Marco Jacobsen ilustra o livro "Lenda das Águas" | Foto: Divulgação

Na sexta-feira (20), às 20h, o projeto de extensão “Contação de Histórias para Adultos”, do Festival Literário de Londrina (Londrix), terá uma nova edição. A contação vai abordar a obra “Lendas das Águas”, de Zeca Corrêa Leite, e será realizada por Edra Moraes, produtora do projeto, Chris Vianna, diretora do Festival, e Denise Gentil, jornalista e empresária do ramo de livros, brinquedos e CDs. As ilustrações são do cartunista da Folha de Londrina, Marco Jacobsen.

Segundo Jacobsen, as ilustrações seguem os conhecimentos sobre folclore e lendas brasileiras. "Como o tema é bastante abrangente, para unificar as histórias nos inspiramos em histórias de rio, mar e personagens que habitam as águas como o boto cor de rosa. Jacobsen complementa que a arte foi desenvolvida com aquarela e materiais orgânicos. "Par dar um tom mais artesanal e uma estética mais próxima do que é vivenciado pelos índios", por exemplo. A ação é gratuita, aberta a todos, e a transmissão será realizada no canal do Londrix no Youtube. O Festival conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A contação terá cerca de uma hora de duração e as intérpretes usarão recursos para promover a imersão dos participantes, como músicas de fundo, gestos físicos, entonação vocal e expressões faciais. Ao final da transmissão, o vídeo será disponibilizado no canal do Londrix no YouTube. Segundo Moraes, a contação de histórias é uma atividade relaxante, que enriquece o vocabulário e trabalha emoções. Quem quiser participar das próximas edições do projeto, contando uma história de própria autoria ou de outro autor, podem se inscrever por meio do número de WhatsApp (41) 99772-2447.

O evento gratuito pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCbLSrPLS2VOpbJERlhTGytQ

Café com Quê?

O projeto Café com Quê? 2021, idealizado pelo Sesc Cadeião apresenta o atividade denominada "Desenhando o medo: Processos de ilustração de narrativas insólitas", com a artista visual Mariana Franzim. A proposta de Franzim é esmiuçar o seu projeto de ilustração para os contos do jornalista e escritor mineiro Murilo Rubião, falecido em 1991.

No bate-papo online promovido pelo Sesc Cadeião serão abordados os processos de criação, as referências históricas, literárias e visuais, os documentos de criação do escritor, além das técnicas formais e poéticas na produção de ilustrações.

O trabalho de Franzim é parte da tese de doutorado, na qual a autora partiu da pesquisa dos originais dos contos de Murilo Rubião. "O caráter unheimlich do processo de criação literária de Murilo Rubião", é a defesa de sua tese de Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. A prática é uma oportunidade para conhecer mais sobre a professora e doutoranda em Letras Franzim, o escritor Rubião - e suas contribuições para a cultura.

O evento acontece nesta quinta (19), às 19h30. O link para o encontro gratuito é: encurtador.com.br/emKOS

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1