Importantes escritores contemporâneos com destaque no cenário nacional e internacional - como a antropóloga Lilia Schwarcz, o escritor paulista Ale Santos e a jornalista espanhola Nuria Barrios - participam da 16ª edição do Festival Literário de Londrina (Londrix). O evento que acontece entre os dias 8 e 22 de março contará com palestras, debates, mesas-redondas, saraus e bate-papos que terão como foco “Literatura e Educação”. Devido à pandemia de Covid-19, toda a programação será transmitida gratuitamente pela internet.

A abertura da 16ª edição do Londrix acontece na próxima segunda-feira (8), às 18h30, com a participação de Bernardo Pellegrini (músico, compositor e atual secretário municipal de Cultura) e Chris Vianna (diretora do Londrix, vocalista da Banda Benditos Energúmenos, atriz e professora). Na sequência, às 19 horas, o escritor, publicitário, roteirista e influencer Ale Santos vai falar sobre “Páginas brancas, apagamentos negros: vozes e silêncios na literatura brasileira”. Indicado ao Prêmio Jaboti em 2020 com o livro "Rastros de Resistência", o autor abordará os processos de invisibilidades literárias da população negra.

O escritor Ale Santos abre o Londrix na segunda-feira(8) junto com outras atrações
O escritor Ale Santos abre o Londrix na segunda-feira(8) junto com outras atrações | Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, ainda nesta segunda-feira (8), às 20 horas, acontece a exibição do documentário inédito “Como cheguei até aqui”. Dirigida por Celina Becker, a produção é fruto da peça homônima de Marina Stuchi. No documentário são trazidos os bastidores, inspirações e depoimentos relacionados ao tema violência contra mulher.

O tema que envolve dramas femininos volta à cena no próximo dia 17, às 19 horas, quando a poeta pernambucana Jussara Salazar falará sobre “Feminicídio: a sombra, o canto e a luz”. Ela tratará de seu livro de poesia “O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros”, no qual expõe o ‘modus operandi’ da violência contra a mulher baseada em histórias verídicas de feminicídios no Brasil.

Com oito livros publicados, a escritora espanhola Nuria Barrios participa do Londrix no próximo dia 19, às 19 horas, falando sobre sua trajetória na literatura no território europeu. Doutora em Filosofia, ela discute como a ficção pode encarnar os grandes debates de ideias da atualidade no bate-papo intitulado “Conexão Madri-Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”.

Uma das convidadas mais aguardadas nesta edição do festival é a historiadora e antropóloga Lilia Schwarz. Doutora em Letras pela USP, fundadora da editora Companhia das Letras e ganhadora do prêmio Jaboti com o livro As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um Monarca nos Trópicos (1998), ela falará sobre “Lima Barreto: o reconhecimento póstumo de um autor subjugado”. A palestra está agendada para o dia 22 de março, às 19 horas.

Temas atuais

Apesar de lamentar a impossibilidade de contato presencial com o público, a diretora do Londrix afirma ter boas expectativas em relação à primeira edição do evento no formato virtual. “Na última edição do festival conseguimos reunir cerca de cinco mil pessoas. Neste ano, estamos com uma lista de convidados importantíssimos que abordarão temas urgentes e atuais. Esperamos que o público participe dos encontros virtuais que serão todos muito interessantes”, destaca Chris Vianna.

A programação completa do 16º Londrix pode ser conferida na página do evento no Facebook, onde o público terá acesso às atividades que também serão transmitidas pelo canal do festival no Youtube. O evento é realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) e conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:

16º Festival Literário de Londrina - Londrix

Quando – De 8 a 22 de março

Onde - No Facebook e no Canal do evento no Youtube

Gratuito

Confiraaqui a vinheta do Londrix 2021 em vídeo de Carlos Fofaun, com a canção popular grega Misirlou na versão da banda Dirty Fuse.

Confira a programação completa do Londrix:

TERÇA (09.03)

19 Horas

Um dedo de prosa” com Augusto Silva, Felipe Pauluk e Leandro Benevides.

Os autores falam sobre temas pertinentes à literatura na formação de alunos do Ensino Médio

Mediação: Mário Fragoso

19h45

Herman Schmitz aborda “A ficção científica no ensino de Ciências”.

O escritor Herman Schmitz discorre sobre como utilizar a literatura de ficção científica como ferramenta pedagógica no ensino de Física, Biologia, Cibernética e Ciências Sociais.

QUARTA (10.03)

19 Horas

Julián Fuks: “Aprendizados sobre estética e política”

De que modo duas áreas aparentemente apartadas – a estética, o estudo do belo; e a política, o gerenciamento do bem comum – encontram-se na literatura? Como perceber esse entrelaçamento no Brasil contemporâneo? É o que busca responder Julián Fuks, um dos autores nacionais mais prestigiados da última década.

Mediação: Claudia Freitas e Frederico Fernandes

19h45

Guilherme Lima: “Experimentação na Literatura: Rupturas de Fronteiras”

O artista plástico Guilherme Lima discorre sobre as confluências da literatura e das artes contemporâneas na obra de Lourenço Mutarelli, Valêncio Xavier e Verônica Stigger.

QUINTA (11.03)

19 Horas

Fal Azevedo: “A criatividade é um talento nato?”

Fal Azevedo tem sete livros publicados, tradução de mais de duzentas obras. Atua como professora há quase três décadas e mantém um blog prestes a completar 20 anos, um feito raro no universo digital. A escritora irá falar da preparação para quem quer ingressar na literatura e os caminhos para o desenvolvimento de um estilo próprio.

19h45

Camila Mossi: “O Ensino da Literatura na BNCC

A pesquisadora Camila Mossi revela as disparidades entre os temas de tecnologia e de literatura no ensino implementado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em 2018.

Mediadora: Amanda Damásio

SEXTA (12.03)

19 Horas

Um dedo de prosa” com Marcia Paganini Cavéquia e Vizette Priscila Seidel. Ambas conversam sobre temas pertinentes à literatura para formação do aluno de Ensino Médio.

19h45

Vozes Literárias de Londrina: Amanda Damásio, Camila Mossi, Eduardo Baccarin, Renato Forin Jr. e Samantha Abreu

Cinco autores londrinenses vencedores do prêmio literário “Outras Palavras”, promovido pela Secretaria de Cultura do Paraná, falam de suas obras e as particularidades da literatura produzida em Londrina.

SÁBADO (13.03)

19 Horas

Anderson França: “O Brasil da intolerância”

Quando foi convidado para participar da Feira Literária Internacional de Paraty para falar de seu primeiro livro, “Rio em Shamas”, indicado para o prêmio Jabuti, Anderson França soube que sua cabeça fora posta a prêmio. Ele teve que deixar o Brasil às pressas, sob a intimidação de milícias. Do seu exílio lusitano, ele fala ao Londrix sobre literatura e violência policial, lixamentos virtuais, patrulhas religiosas e política bolsonarista.

19h45

Jackie Rodrigues: “Os setes os pecados capitais unificados”

A fala da artista Jackie Rodrigues coloca numa única pessoa os sete pecados: uma mulher, negra, pobre, gorda, lésbica e idosa. Todas as minorias unificadas em luta, consciência e superação.

DOMINGO (14.03)

19 Horas

Marina Stuchi, Celina Becker e Camila Taari: “Como cheguei até aqui”

Artistas de diferentes áreas se reuniram para produzir um documentário sobre violência de gênero. E colocam em debate: afinal, o que nos une como mulheres? O projeto nasceu da pesquisa de doutorado de Marina Stuchi.

SEGUNDA (15.03)

19 Horas

Maíra Oliveira Ruggi: “A educação como caminho para o desenvolvimento sustentável”

Sabemos que a educação deve passar por uma transformação profunda nos próximos anos, para se adequar às novas demandas sociais. Para isso, a transformação do modo de aprender passa pela inclusão de conteúdo para abranger situações não só profissionais, mas também de convivência em sociedade. O Reverbera defende que os ODS sejam transversais ao currículo escolar, que sejam somadas discussões sobre ética, cidadania, questões emocionais, de respeito, diversidade e convivência.

Mediadora: Iasmin Mendes

19h45

Juliana Barbosa: “A Literatura Cai no Samba”

A partir de suas experiências, a pesquisadora Juliana Barbosa fala sobre como a literatura brasileira está presente no samba e como o samba também é literatura.

TERÇA (16.03)

19 Horas

Layse Barnabé de Moraes: “Literatura como Travessia: Educar, Humanizar e Curar”

Layse Barnabé de Moraes propõe olhar a literatura como um território de afeto. Converter a escuta de si mesmo em experiência com a palavra. Uma conversa sobre educar o olhar e humanizar vivências.

Mediadora: Marcia Sel

19h45

Valdir Grandini: “Literatura, Ciência e Aprendizado em Brecht”

Valdir Grandini propõe uma conversa sobre várias áreas de criação do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht. A literatura, a educação e o processo de aprendizado como elemento estético.

QUARTA (17.03)

19 Horas

Jussara Salazar: “Feminicídio: a sombra, o canto e a luz”

A poeta Jussara Salazar tratará de seu livro de poesia “O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros”, no qual expõe o ‘modus operandi’ da violência contra a mulher. A obra é baseada em histórias verídicas de feminicídios no Brasil, crimes cometidos contra mulheres comuns como Zia, Maria Bueno e Beatriz.

19h45

Pedro Antonio Caldeira: “João Antonio: Literatura e Urbanidade”

Seguindo a trilha percorrida pelo escritor João Antônio pelas ruas de Londrina na década de 1970, Pedro Antonio Caldeira conversa sobre como espaços urbanos e figuras humanas são transformadas em literatura.

QUINTA (18.03)

Carlos Fortes, Luiz Carlos Simon e Akira Demenech: “Literatura no Vestibular: Leitura e Educação”

Os professores Luiz Carlos Simon, Carlos Fofaun e o estudante Akira Demenech discutem o papel da leitura obrigatória nos vestibulares e sobre o processo de escolhas das obras e o ensino de literatura.

Mediadora: Marina Stuchi

SEXTA (19.03)

19 Horas

Nuria Barrios: “Conexão Madri-Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”

Os oito livros publicados da autora madrilena Nuria Barrios deixam claro que literatura e filosofia formam uma dupla difícil de se esquecer. Doutora em Filosofia, Barrios comenta, diretamente do continente europeu, sua trajetória na literatura e discute como a ficção pode encarnar os grandes debates de ideias da atualidade.

Mediador: Alexandre Furtado

19h45

"Formação de Leitores"

Aliny Perrota (Apoio Pedagógico de Língua portuguesa da Secretaria Municipal (SME) de Educação/Prefeitura do Município de Londrina) e Rovilson da Silva (professor do Departamento de Educação da UEL; criador do Projeto Palavras Andantes da SME/Londrina; e vencedor do Prêmio Viva Leitura 2008) conversam sobre a importância das políticas públicas de incentivo à leitura e das experiências na formação de leitores.

DOMINGO (21.03)

19 Horas

Sarau: “Prosa, poesia e outras delícias: Vozes que não calam”

Com Amanda Damásio, Aurea Leminski, Edra Moraes, Chris Vianna, Fernanda D´Umbra, Jussara Salazar, Luana Vignon, Marina Franco, Marina Stuchi, Patrícia Tenório, Samantha Abreu, entre outras.

SEGUNDA (22.03)

19 Horas

Lilia Schwarcz: “Lima Barreto: o reconhecimento póstumo de um autor subjugado”

Sempre que se fala na intelectualidade brasileira atual, o nome dela é presença obrigatória. A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz discorre sobre Lima Barreto, comenta a biografia que escreveu sobre o escritor e analisa como a vida e obra de Barreto refletem um Brasil de devaneios e contrastes.

Mediador: Frederico Fernandes

19h45

Christine Vianna, Edra Moraes, Frederico Fernandes, Rogério Robalinho: “Festivais literários e bienais do Livro: esperanças e perspectivas”

Festivais existem desde a idade Antiga. No mundo contemporâneo, eles desempenham vários papeis socioculturais. O Londrix reúne produtores e um pesquisador da universidade para uma roda de conversa sobre o tema.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da secretaria municipal de Cultura.

Apoio Cultural: Cultural Londrina - Inglês e Espanhol

Parcerias: Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

Site: www.londrixfestival.com.br