Londrix debate a violência de gênero neste domingo (14)
Documentário "Como Cheguei Até Aqui?" que estreou no festival terá sessão de debates
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de março de 2021
Documentário "Como Cheguei Até Aqui?" que estreou no festival terá sessão de debates
Reportagem local
A violência contra as mulheres exposta no documentário “Como Cheguei Até Aqui” será debatida na programação do Festival Literário de Londrina, neste domingo (14), às 19 horas. O filme estreou oficialmente na abertura do 16º Londrix, ocorrida na última segunda-feira (08). Para falar sobre o assunto, foram convocadas três artistas de diferentes áreas, que se reuniram para produzir o filme: Marina Stuchi (dramaturga e autora da peça homônima que deu origem ao documentário), Celina Becker (cineasta) e Camila Taari (atriz e cantora). Um dos principais questionamentos do debate é: “O que nos une como mulheres”.
O projeto “Como Cheguei Até Aqui” caminhou lado a lado das pesquisas de doutorado de Marina Stuchi em Estudos Literários, defendido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A dramaturgia foi desenvolvida a partir dos relatos pessoais das atrizes e também de outras mulheres, que acompanharam o processo de desenvolvimento do espetáculo.
A primeira apresentação do espetáculo “Como Cheguei Até Aqui” ocorreu em setembro de 2019, num sarau artístico na Escola de Artes Primeiro Encontro, em Londrina. Marina Stuchi também atuou como diretora. O espetáculo foi encenado em outros espaços. A produção do documentário, dirigido por Celina Becker, começou em setembro do ano passado. O filme tem aproximadamente 30 minutos de duração, e tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic, da Secretaria municipal de Cultura de Londrina.
O filme contém depoimentos de escritoras, professoras, familiares de mulheres vítimas de feminicídio, delegadas e legistas, psicólogas e advogadas “Fiquei muito satisfeita com o resultado, embora tenhamos muito o que falar sobre o assunto. Mostramos uma ponta do iceberg”, analisa Marina.
Serviço:
16º Festival Literário de Londrina (Londrix) - Debate sobre Violência de Gênero
Quando – Domingo (14), às 19 horas
Onde – Na página do Facebook no Canal do evento no YouTube
Gratuito
EVENTO REÚNE AUTORES PREMIADOS
A programação do 16º Festival Literário de Londrina – Londrix na noite desta sexta-feira será aberta às 19 horas, quando as escritoras londrinenses Marcia Paganini Cavéquia e Vizette Priscila Seidel debatem o tema “Literatura e Educação”. Elas participam do evento como convidadas do projeto “Um Dedo de Prosa”. “Através desta ação, demonstramos que a literatura é muito mais próxima e acessível do que pode parecer. A intenção é propiciar também um ambiente propício para discutir a questão da linguagem e do ser humano nesse novo milênio”, analisa Chris Vianna, diretora do Londrix. Na sequência, às 19h45, o público poderá interagir com cinco autores londrinenses vencedores do prêmio literário “Outras Palavras”, promovido pela Secretaria de Cultura do Paraná. Amanda Damásio, Camila Mossi, Eduardo Baccarin, Renato Forin Jr. e Samantha Abreu falarão sobre “Vozes Literárias de Londrina”. Promovido pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o Londrix tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Devido à pandemia de Covid-19, a programação do evento está sendo transmitida on-line pelo canal do Youtube e pela página do evento no Facebook.