Temas pertinentes à literatura na formação de alunos do ensino médio serão abordados por três escritores paranaenses em um debate promovido pelo 16º Festival Literário de Londrina – Londrix na noite desta terça-feira (9). O bate-papo que será transmitido gratuitamente pela internet contará com as participações dos autores Augusto Silva, Felipe Pauluk e Leandro Benevides. A programação do evento conta ainda com uma conferência com o escritor e mestre Herman Schmitz, que às 19h45 discorrerá sobre como utilizar a literatura de ficção científica como ferramenta pedagógica no ensino de Física, Biologia, Cibernética e Ciências Sociais.

Escritor, poeta, roteirista de histórias em quadrinhos e professor de linguagem, Augusto Silva participa de mais uma edição do “Dedo de Prosa” falando sobre formas de estimular a leitura entre estudantes do ensino médio. Um dos participantes do debate que acontece às 19 horas, ele destaca que nos tempos atuais, o estímulo à leitura em salas de aula não pode prescindir das tecnologias multimídia. “A escola tem que ser atrativa, despertar nos alunos o prazer de gostar de literatura”, enfatiza.

Silva ressalta que o estímulo pode acontecer também através das HQs, filmes ou mesmo em letras de músicas, inclusive as lúdicas. “Não se trata de uma luta inglória. Temos que trabalhar com os meios que dispomos”, afirma o escritor nascido em Umuarama que é autor dos livros “Selvageria” (1997), “Os 5 Tiros de Canhão do Abilolado Capitão” (1998), "'Me Pergunta se Eu Mudei” (2003), “O Passo dos Foragidos” (2014) e "Canções que não chegaram a tempo” (2015).

O escritor londrinense Leandro Benevides ressalta a importância dos canais on-line, como blogs e portais, na abordagem da literatura
O escritor londrinense Leandro Benevides ressalta a importância dos canais on-line, como blogs e portais, na abordagem da literatura | Foto: Divulgação

Também convidado para participar do “Dedo de Prosa”, o escritor londrinense Leandro Benevides ressalta a importância de diversos canais on-line, como blogs e portais, na abordagem de obras de autores com repertório literário canônico. Sobre o convite para participar do Dedo de Prosa, ele comenta que espera que o encontro promova um diálogo importante entre alunos e professores sobre o conteúdo literário atualmente aplicados nas escolas.

O escritor Felipe Pauluk destaca que os alunos têm um grande interesse sobre literatura e como é ser um autor
O escritor Felipe Pauluk destaca que os alunos têm um grande interesse sobre literatura e como é ser um autor | Foto: Divulgação

Já autor londrinense Felipe Pauluk promete levar para o debate algumas experiências que teve com alunos da rede de ensino. “Percebo um grande interesse em saber sobre literatura, como é ser escritor, onde comprar meus livros. Ganhar um novo leitor é um tesouro”, afirma.

A utilização da literatura de ficção científica como ferramenta pedagógica no ensino de Física, Biologia, Cibernética e Ciências Sociais é o tema da conferência comandada a partir das 19h45 pelo pelo escritor londrinense Herman Schmitz, que encerra a programação diária do Londrix desta terça-feira (9).

Serviço:

16º Festival Literário de Londrina (Londrix)

Quando – Terça-feira (9)

19h – Dedo de Prosa com Augusto Silva, Felipe Pauluk e Leandro Benevides

19h45 - “A ficção científica no ensino de Ciências”, com Herman Schmitz

Onde –Aqui no canal do YouTube

e na página do Facebook do evento

Gratuito