|
  • Bitcoin 102.629
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 28/04/2022, 00:38

Londrix anuncia os selecionados da X Mostra de VideoPoemas

Vinte trabalhos foram escolhidos pela curadoria do evento e serão exibidos durante a 17ª edição do Festival Literário de Londrina que aconte

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de abril de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação
menu flutuante

Atividade que integra a programação do Festival Literário de Londrina, a Mostra Londrix / VideoPoemas chega à sua décima edição em 2022. Dos 90 trabalhos inscritos para o evento que acontece entre os dias 9 e 15 de maio, 20 foram selecionados pela curadoria e serão exibidos em telões durante as atividades presenciais que acontecerão no Museu Histórico de Londrina e também em links disponibilizados nas redes sociais do festival no Facebook e Youtube. 

Foram selecionados trabalhos com duração de, no máximo, cinco minutos divididos em três categorias: VideoPoema Declamado ou Recitado; VideoArte; e Hip Hop/Slam/Rap, novidade da edição de 2022. A seleção foi feita pela curadoria  composta pelo cineasta Carlos Fofaun, pelo escritor Fernando Gimenez e pela escritora Edra Moraes, também coordenadora do evento, originado em 2012. 

Para a idealizadora e coordenadora da Mostra VideoPoema, Edra Moraes, o impressionante número de inscrições se deve, especialmente, às novas ferramentas disponíveis na internet. O rigor estético, aliado à criatividade, segundo ela, é um “retrato atualizado” do que está sendo feito no hibridismo de poesia e tecnologia. “A qualidade dos trabalhos enviados é surpreendente. Isso demonstra a excelente interação audiovisual entre a palavra escrita ou imaginada e as novas formas de expressão, oferecidas pela internet”, afirma. 

Além da exibição dos trabalhos selecionados pela curadoria, a Mostra irá uma homenagear um VideoPoema. O texto escolhido para a décima edição é “Londrina em Quatro Atos”, do consagrado escritor e dramaturgo Renato Forin Jr. Versos do autor converteram-se em quatro poemas sinfônicos, compostos por Daniel Simitan e Erisla Pastore. Execução da Orquestra Acadêmica Bravi. A direção artística é de Jhonatan Santos e a produção, de Thalita Deldotti.  

Trata-se de um tributo literário-cênico-musical aos 87 anos de fundação de Londrina. O poema sinfônico narra, através de versos e acordes, a trajetória de uma senhora que chega aos 87 anos de idade, internada na UTI de um hospital, acometida pela Covid-19. Lá, ela rememora lembranças, afetos, sacrifícios, numa trajetória lírica e igualmente dolorida. “Londrina em Quatro Atos” estreou no dia 15 de dezembro do ano passado, de forma virtual.  

A 17ª edição do Londrix conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).   

 Autores e trabalhos selecionados: 

CATEGORIA VIDEOPOEMA DECLAMADO/ RECITADO  

Sabrina Gesser, Vanessa Batista de Oliveira, Keli Vasconcelos, Ibriela Bianca Berlanda Sevilla, Sérgio Murilo, Douglas Pereira de Souza, David Ehrlich e Tatiana Carla Ribeiro Viegas. Seleção especial/ Poesia de Todos os Tempos: Leonilda Yvonnete Spina (“Rosa dos Ventos”)  

CATEGORIA VIDEOARTE  

Carol Lach (“Ela Sente”), Aldo Medeiros Bonfácio (“Minha Cabeça”), Renata Marques Pereira Ruiz (poema “Exata e Parida”, de Marcos Cestari), Ana Talita Borlicoski (“Ode ao Vento”), Elson Froes (“Nas ondas de Codax!”), Herman Augusto Schmitz (“Os Vizinhos Oniscientes) e Marcelo Giovani Barros (“Partida”).  

CATEGORIA HIP HOP  

Ricardo Lacava: Poesia de Rua/Pichações 1 (“Quem Roubou a Lua? ”) e Poesia de Rua/Pichações 2(“Hip Hop Sanca”), “Dissprezo ao Presidente” (Cão, autor e intérprete) e “O Amor Chega Antes” (Anderson Marta Valfré). 

Serviço: 

10ª Mostra Londrix / VideoPoemas 

Quando – De 9 a 15 de maio 

Onde – Museu Histórico de Londrina e nas redes oficiais do evento no Facebook e Youtube 

Gratuito 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link