Importantes nomes locais e nacionais foram selecionados para as atividades do 18º Festival Literário de Londrina/ Londrix 18 Anos, que foi transferido para os dias 13 e 17 de setembro, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss (Rua Benjamin Constant, 900), área central.



“A alteração de data ocorreu devido a aprovação do projeto PILL(Programa de Incentivo à Leitura e Literatura), pela Lei Rouanet. A captação de recursos também demanda mais tempo por parte da produção”, explica Chris Vianna, diretora geral do Londrix 18 Anos. Ela também é produtora cultural, poeta, atriz e também professora.



“Londrix em Curto” é o tema da edição deste ano. A curadoria do evento – composta por Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak - analisou expressivas 252 propostas de trabalhos encaminhadas nas diversas modalidades.

Nesta sexta (28), será a vez do poeta e escritor Eduardo Baccarin Costa, que irá se encontrar com alunos do Colégio Estadual Nilo Peçanha, centro de Londrina, às 10h15
Nesta sexta (28), será a vez do poeta e escritor Eduardo Baccarin Costa, que irá se encontrar com alunos do Colégio Estadual Nilo Peçanha, centro de Londrina, às 10h15 | Foto: Divulgação

O Londrix 18 Anos é patrocinado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) através do projeto nº 22045. A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O evento literário, um dos mais importantes do Brasil, firmou parceria com a Universidade Estadual de Londrina/Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora. E tem apoio cultural da Cultura Inglesa de Londrina.


O Londrix 18 Anos já iniciou algumas de suas ações, como Um Dedo de Prosa nas Escolas, coordenado por Beatriz Vianna Boselli. Quem abriu os trabalhos foi o dramaturgo, ator, direto e professor de teatro Luan Valero, em conversa com alunos do Colégio Anchieta, no dia 27 de março.

Nesta sexta (28), será a vez do poeta e escritor Eduardo Baccarin Costa, que irá se encontrar com alunos do Colégio Estadual Nilo Peçanha, centro de Londrina, às 10h15.

No dia 3 de maio, a escritora Isabela Cunha se reúne com estudantes do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Herbert de Souza- Betinho, localizado também na área central, às 19h10.