A folia têm ganhado politização por todos os cantos do Brasil desde os sambas-enredo até as fantasias dos foliões e bloquinhos de rua. O samba e os batuques sempre foram formas de manifestação política, inclusive alvos de censura. Em Londrina o tema do Bloco Bafo Quente (BBQ) - principal bloco a puxar a folia pelas ruas da cidade - traz à tona a defesa pela diversidade no tema: "Por trás da fantasia todo mundo é igual’. A frase de Marcelo Quintanilha já virou verso de música na voz de Daniela Mercury. “A gente vê muito no dia a dia a questão do racismo ainda existindo, a questão do preconceito contra LGBT’s e acreditamos que a diversidade no nosso País é um fator que vem a somar, o nosso tema foi pensado para trazer essa questão e lembrar que o sangue de todo mundo é igual” destaca Guilherme Rossini, integrante do bloco.

Carnaval do Bloco do Bafo Quente atraiu 25 mil pessoas no ano passado, em 2020 a expectativa é que a folia cresça ainda mais nas ruas
Carnaval do Bloco do Bafo Quente atraiu 25 mil pessoas no ano passado, em 2020 a expectativa é que a folia cresça ainda mais nas ruas | Foto: Ancdré Trigueiro/ Divulgação

Este é o sexto carnaval do BBQ, na última folia, que contou com um público de 25 mil pessoas, a organização já havia demonstrado interesse em aumentar e fortalecer ainda mais a festa na cidade. Este ano um diferencial representa a volta de um carnaval unido e sólido em Londrina - um chamamento público foi aberto e outros dois grupos foram selecionados para dividir o palco do trio elétrico londrinense - a Orquestra Ouro Verde e o Bloco Pé Vermelho.

A Orquestra Ouro Verde também anima a folia do Trio do Bafo Quente com sambas, batuques e brasilidades
A Orquestra Ouro Verde também anima a folia do Trio do Bafo Quente com sambas, batuques e brasilidades | Foto: Divulgação

A Orquestra Ouro Verde existe desde 2013 com um repertório voltado para samba-canção, gafieira e “novas brasilidades”, o grupo traz músicas de artistas conhecidos e amados pelo grande público como Novos Baianos, Beto Barbosa, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Timbalaia, Pabllo Vittar, Dono Onete e Gilberto Gil. A banda é formada por Lua Specian (vocal), Sara Delallo (baixo), Rafael Fuca (guitarra), André Gião (guitarra), Braulio Morais (bateria) e Marcelo de Siqueira (percussão).

O Bloco Pé Vermelho é formado por universitários reunindo 13 baterias de diversos cursos e instituições da cidade
O Bloco Pé Vermelho é formado por universitários reunindo 13 baterias de diversos cursos e instituições da cidade | Foto: Divulgação

Já o segundo bloco selecionado é um grupo de percussão em sua maioria de estudantes universitários. Ao todo são treze baterias de diferentes cursos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), PUC (Pontifícia Universidade Católica) e Unifil (Centro Universitário Filadélfia), todas da Liga das Baterias Universitárias. O conjunto existe desde 2016 e traz no nome o orgulho pela raiz londrinense - Bloco Pé Vermelho.

Este carnaval também é de estreia para o Bloco Lambaris - Ideias Democráticas, que surgiu a partir de um grupo suprapartidário de discussão política, o ID - Ideias Democráticas. Lambaris é uma referência ao movimento das Sardinhas, na Itália, que se manifesta contra a extrema-direita no país. Os Lambaris londrinenses vão sair às ruas no domingo (23) junto ao trio elétrico do BBQ, organizados, devidamente identificados com camisetas e principalmente com as ideias que desejam passar: “O carnaval sempre foi uma forma de crítica política e apesar da censura sempre houve manifestação. É uma forma inteligente de abordar certos assuntos” aponta Elvira Alegre, jornalista e co-fundadora do Bloco Lambaris, nome alusivo aos cardumes de pequenos peixes que se juntam para protestar contra os grandões.

Arte do bloco Lambaris - Ideias Democráticas: estreia no carnaval de Londrina  com tema politizado
Arte do bloco Lambaris - Ideias Democráticas: estreia no carnaval de Londrina com tema politizado | Foto: Arte: Maikon Nery/ Divulgação

A expectativa da organização dos Lambaris é que mais de 60 pessoas participem do carnaval de rua de Londrina espalhando a bandeira da igualdade e da liberdade de expressão. Tudo indica uma festa plural e harmônica na cidade, reforçando que a mensagem por diversidade do Bafo Quente é o que grande parte da população também deseja. “Eu espero que tudo ocorra de forma tranquila e que as pessoas possam se manifestar no carnaval de forma livre” conclui Iara Lessa, também co-fundadora do Lambaris.

Bloku da Elke

Diversidade também é o que busca e representa o Bloku da Elke, um bloquinho de rua feito e pensado para o que o público LGBT de Londrina possa ter um espaço seguro no carnaval e que represente a bandeira da liberdade e da luta contra a homofobia. O Bloku da Elke abre a folia de rua na cidade na tarde deste sábado (22), no Anfiteatro do Zerão.

ROTEIRO DA FOLIA

Bloquinho do CLAC

Data: 22/02 (sábado)

Horário: 15h

Local: Zerão

Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente

Data: 23/02 (domingo)

Horário: 15h

Local: Concentração no Zerão seguindo ao Aterro do Lago Igapó

Paradinha do Trio com o Bloco Bafo Quente

Data: 25/02 (terça-feira)

Horário: 17h

Local: Praça Nishinomiya (Av. Santos Dumont, praça em frente ao Aeroporto)

(O Carnaval de Rua do Bloco Bafo Quente 2020 é uma realização da APD - Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura)

Bloku da Elke no Zerão

Data: 22/02 (sábado)

Horário: às 18h

Local: Anfiteatro do Zerão

Bloku da Elke Oficial

Data: 24/02 (segunda-feira)

Horário: às 18h

Local: Espaço Elias Ferreira (Tv. Belo Horizonte, 210)

Entrada: R$ 10 (primeiro lote)