O cotidiano está diante de nossos olhos. Todos os dias, nem sempre, é possível contemplar a paisagem natural e arquitetônica da cidade, mas há quem o faça com brilhantismo. Fotógrafos amadores e profissionais, com seus olhares e bagagem, nos permitem ver e rever verdadeiros cartões-postais da cidade como se fosse a primeira vez.

Trecho do Calçadão da cidade tem destaque na exposição
Trecho do Calçadão da cidade tem destaque na exposição | Foto: Divulgação



O ângulo, a técnica e a e perspectiva aguçam o sentimento pela cidade em que vivemos por meio de registros que congelam no tempo um instante, suas cores, a presença de pessoas, aves e o movimento da água. Essa é a proposta da exposição "Pequena Londres", que será realizada no Espaço Cultural Cultural Ceddo a partir de 2 de agosto.


A autora, a artista Adalgisa Lopes da Silva, é de Londrina. Iniciou sua carreira ainda na infância quando surpreendeu seus familiares com seus dons artísticos, totalmente autodidata como ela mesma afirma ‘dom recebido de Deus’. Com muita prática e dedicação desenvolveu diversas técnicas e a partir de 1994 começou a compartilhá-las em seu próprio ateliê de artes, ensinando e mentorando seus alunos na descoberta das artes. A partir de 2001 passou a ministrar aulas também na Arte Decor, tradicional escola de artes em Londrina, onde permanece até hoje.


I

Um ponto de vista para relaxar a mente, os olhos e o coração
Um ponto de vista para relaxar a mente, os olhos e o coração | Foto: Divulgação

nfluenciada fortemente pela sua cidade natal Londrina, suas telas retratam o belo, os diversos lagos e a exuberante natureza com cores harmoniosas interpretadas por sua visão.

Adalgisa utiliza muitas técnicas, desde o hiper realismo até ao moderno abstrato. Apaixonada por ensinar, não se limita somente a ter um só estilo, refletindo em um vasto repertório para assim transmitir e compartilhar com os seus alunos estas valiosas experiências artísticas. Ao longo de sua carreira, Adalgisa participou de diversas exposições culturais em espaços renomados de Londrina.

O cotidiano das áreas verdes representado por Adalgisa Lopes da Silva
O cotidiano das áreas verdes representado por Adalgisa Lopes da Silva | Foto: Divulgação

A exposição "Pequena Londres", apelido de Londrina, é composta de diversas obras retratando momentos atuais da cidade, algumas obras são inspiradas nas lentes do fotógrafo Wilson Vieira. As telas retratam a beleza da cidade jovem porém de crescimento rápido e de muita prosperidade. O contraste da singela natureza de belos lagos com a acelerada urbanidade, com enfoque nos reflexos do céu nas águas resultando em belos pontos de luz, são retratados nas pinturas hiper realistas.

Além das telas retratando Londrina, ela expõe outros trabalhos em segmentos modernos e abstratos, utilizando outras técnicas de pintura acrílica e óleo sobre tela, em um mix de texturas e relevos através do excesso de tinta ou elementos de modelagem, resultando num efeito harmonioso.


Serviço:

Exposição "Pequena Londres", da artista plástica ADALGISA LOPES

Onde: Espaço Cultural (Rua Pernambuco, 725 - Londrina, PR - Fone: 3321-4114)

Quando: De de 2 a 31 de agosto. De Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Entrada: gratuita