Dezenas de artistas visuais do Brasil e da América Latina estarão reunidos em Londrina entre os dias 29 e 31 de outubro, quando a cidade sediará a 6ª edição do Festival CapStyle Graffiti. Durante o evento serão realizados workshops e rodas de conversas gratuitas. Um dos destaques da programação deste ano será a pintura do muro do Cemitério Jardim da Saudade, localizado na Zona Norte. Promovido pelo Coletivo CapStyle, o festival conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).

6ª edição do Festival Capstyle Graffiti  Londrina vai contar com worshops, palestras e a grafitagem do muro do cemitério Jardim da Saudade, na zona Norte, a exemplo do que já foi feito no centro
6ª edição do Festival Capstyle Graffiti Londrina vai contar com worshops, palestras e a grafitagem do muro do cemitério Jardim da Saudade, na zona Norte, a exemplo do que já foi feito no centro | Foto: Anderson Coelho/ Arquivo Folha 22-08-2017

A pintura de fundo no muro do cemitério será feita pela Acesf, que também fornecerá tendas para os artistas, entre outras medidas de apoio durante a produção do mural programada para acontecer nos dias 30 e 31, das 9h às 18h30. “Os grafites ficarão no muro para a população conferir, inclusive no Dia de Finados. É algo que vai embelezar a zona norte e, assim como o Coletivo CapStyle, entendemos como algo importante a ser feito em prol da comunidade e da cultura de Londrina”, enfatiza o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador.

Organizador do evento, tatuador e grafiteiro Carão, explica que cada artista escolherá o tema que pretende retratar no muro do cemitério. “O objetivo é viabilizar que eles tragam sua arte, então não definimos nenhum tema. Estamos com as melhores expectativas, pela oportunidade de troca com tantos grafiteiros e com o público”, citou.

A programação da 6ª edição do Festival CapStyle Graffiti conta ainda com uma exposição do artista Henrique Madeira, que será aberta no dia 29, na Casa Madá (Rua Carlos Gomes, 145). Na mesma data, acontecem três workshops gratuitos das 14h às 16h. Os bate-papos serão comandados pelos paranaenses Seth, que conversará com o público na Casa das Artes (Rua Tadão Ohira, 325, Jd Perobal - Zona Sul); Muka, que estará na roda de conversa sediada na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 836); e Kenia, que falará na Casa Madá (Rua Carlos Gomes, 145). A agenda completa do evento pode ser conferida na página do Instagram do Festival CapStyle.

ÔNIBUS GANHA INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Antecipando as ações do 6º Festival de Graffiti de Londrina artistas que integram o Coletivo CapStyle pintaram as laterais de um ônibus da Viação Garcia com ilustrações que remetem à campanha Outubro Rosa. O veículo da empresa que ganhou a intervenção artística já está circulando pelos estados do Paraná e São Paulo.

Artistas do coletivo Capstyle pintaram um ônibus com imagens que remetem ao Outubro Rosa
Artistas do coletivo Capstyle pintaram um ônibus com imagens que remetem ao Outubro Rosa | Foto: Divulgação

“Fizemos uma intervenção artística no ônibus para chamar a atenção tanto para a arte da grafitagem quanto para o festival que cria um ambiente de criatividade e valorização do artista. Foi a primeira vez que grafitamos um ônibus rodoviário”, destacou o grafiteiro Carão, autor da ilustração, ao ressaltar que o apoio da Viação Garcia ao festival foi recebido com muita alegria pelos organizadores do evento.

A sala Vip da empresa no Terminal Rodoviário de Londrina também está ilustrando a arte do grafismo em um mural pintado pelo artista Korneta, integrante do Coletivo. “Estamos apoiando a expressão da arte urbana e promovendo maior interação da sociedade com desenhos e cores que fazem parte da cultura brasileira”, afirmou Estefano Boiko Junior, vice-presidente da Viação Garcia.

Serviço:

6º Festival CapStyle Graffiti

Quando – De 29 a 31 de outubro

Gratuito

* A programação completa pode ser conferida no perfil oficial do festival no Instagram @capstylefestival