Betânia Rodrigues
De Londrina
Especial para a Folha2
Jovens cineastas de todo o Brasil terão os dias 31 de março e 1º de abril para apresentar suas criações durante a II Mostra de Cinema de Londrina. O evento premiará os filmes de curta e média metragem produzidos em bitola de 8 mm entre 98 e 99.
Dezenove produções do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco disputarão o troféu nas categorias melhor filme, direção, roteiro, interpretação (ator/atriz), fotografia, som e montagem. Haverá também um oitavo prêmio destinado pelo público à produção mais interessante. ‘‘A eleição levará em conta o percentual de aprovação em cada uma das três sessões’’, explicou o cineasta e professor universitário Caio Julio Cesaro, que é um dos organizadores da Mostra.
O júri será composto por três profissionais ligados à área. Segundo Cesaro, já estão confirmados os nomes do presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC), Eloi Pires e do diretor da Divisão de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura da UEL, Carlos Eduardo Lourenço Jorge. A intenção é que no próximo ano o evento possa ser acompanhado pela Internet e que o público possa eleger o filme de sua preferência via on-line.
A Mostra é uma maneira de inserir Londrina no circuito da produção audiovisual, estimular as iniciativas regionais e reconhecer os profissionais que as tornam possíveis. ‘‘O Super-8 é utilizado basicamente pelos iniciantes e experimentadores atraídos pelo baixo custo em relação às bitolas de 16 e 35 mm. Os festivais realizados para esse grupo funcionam como uma porta de entrada para o profissionalismo’’, disse Cesaro.
Além de Londrina, os filmes em Super-8 são premiados também em Gramado e Campinas, todos catalogados no Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2000. O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo e o Espaço Unibanco realizam exposições paralelas não competitivas. Uma das novidades para a edição deste ano em Londrina é a apresentação de vídeos amadores trazidos pelo MIS de Curitiba. Estes serão apreciados na última sessão da Mostra, no momento em que o júri estiver conferindo a pontuação.
Os filmes serão exibidos na Associação Médica de Londrina (em frente à Praça Primeiro de Maio), a partir das 19h30. Os ingressos poderão ser adquiridos no local ao custo de R$ 3 para o público em geral e R$ 2 para estudantes com carteirinha. A expectativa é que as 110 cadeiras do auditório sejam tomadas nos dois dias do evento.
Todas as informações sobre a II Mostra de Cinema de Londrina estarão à disposição na Internet através do site: www.mostralondrina.cjb.net a partir de hoje.