Prestes a completar 50 anos de fundação, o Foto Clube de Londrina tem motivos de sobra para celebrar o cinquentenário que será comemorado no mês de maio deste ano. A entidade ficou entre as 100 melhores do planeta na Copa do Mundo de Fotografia 2020 e teve a maior pontuação entre todos os foto clubes brasileiros que participaram da competição. Quatro fotografias de autoria de fotógrafos londrinenses foram selecionadas entre as melhores do evento sediado na Itália.

O Foto Clube de Londrina ficou em 93º lugar na disputa que contou com a participação de 250 foto clubes de todo o mundo. “Cada entidade participante enviou 20 imagens que foram julgadas e pontuadas por uma comissão que analisa diversos critérios, entre eles a técnica e a composição da imagem e a criatividade do fotógrafo. Conseguimos obter 321 pontos com as fotografias que encaminhamos. Conforme determina o regulamento do evento, as imagens que obtiveram mais de 18 pontos individuais vão participar da exposição mundial. Tivemos quatro imagens que atingiram essa pontuação”, afirma Marcelo Rigon, presidente do Foto Clube Londrina na gestão 2019/2020.

"Sanfoneiras", de Pedro Wagner
"Sanfoneiras", de Pedro Wagner | Foto: Pedro Wagner/ Divulgação

As quatro imagens registradas por londrinenses selecionadas entre as melhores da Copa do Mundo de Fotografia 2020 foram “As Sanfoneiras” (de autoria de Pedro Wagner); “Desafiação” (Antonio Ferreira dos Santos); “Elefantes” (Elbio Gonçalves); e Ensifera (José Francisco Haydu). “Atribuo o bom desempenho do Foto Clube Londrina ao excelente nível dos fotógrafos que estão entre os nossos cerca de 200 associados. Compartilhamos informações importantes em nossas reuniões semanais e em grupos de estudo que formamos com o objetivo de alcançar lugares de destaque em concursos nacionais e internacionais”, enfatiza Rigon.

"Desafiação", de Antonio ferreira dos Santos
"Desafiação", de Antonio ferreira dos Santos | Foto: Antonio ferreira dos Santos/ Divulgação

Ele ressalta que a entidade também teve uma participação marcante na Bienal de Arte Fotográfica Brasileira realizada no ano passado na cidade de Amparo, interior de São Paulo. “Das 150 imagens selecionadas no evento, 11 são do Foto Clube de Londrina”, enfatiza ao informar que entidade sediará a próxima edição do evento, o maior entre os foto clubes brasileiros. “Será uma honra sediarmos a 32ª edição da Bienal de Arte Fotográfica Brasileira - Londrina 2021, prevista para acontecer em dezembro”.

"Elefantes", de Élbio Gonçalves
"Elefantes", de Élbio Gonçalves | Foto: Élbio Gonçalves/ Divulgação

Fundado em 1971, o Foto Clube de Londrina é um dos mais antigos do país em atividade ininterrupta e o segundo fundado no Paraná. Interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a arte fotográfica podem participar das reuniões que a entidade promove todos os sábados, às 16 horas (durante a pandemia, os encontros acontecem no formato virtual). Os contatos devem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (43) 99663-4597.

"Ensifera", José Francisco Haydu
"Ensifera", José Francisco Haydu | Foto: José Francisco Haydu/ Divulgação