A cidade de Londrina é o tema da exposição coletiva ‘‘Artes Visuais Londrina – 2000’’, que abre hoje na sala José Antonio Teodoro, na Secretaria Municipal de Cultura. A mostra traz cerca de 55 trabalhos variados (pinturas, esculturas, cerâmica, origami e gravura) de 25 artistas de Londrina e região. A mostra também rende homenagem ao diretor teatral José Antonio Teodoro, morto em 87, e traz três telas inéditas do diretor.
Segundo a coordenadora da mostra, a artista plástica Tutti Nunes, o tema Londrina surgiu durante conversas informais com outros artistas da cidade. Do sonho ao fato, a montagem da mostra demorou seis meses. ‘‘Resolvemos escolher um tema abrangente pois não queríamos interferir muito na obra. Como a cidade é sempre interessante, achamos que este tema seria perfeito. Retratamos a cidade sob o ponto de vista tecnológico, cultural, histórico, arquitetônico, enfim, tentamos cobrir as áreas onde Londrina se destaca’’, conta.
Para a artista plástica Dolores Branco, que faz parte da mostra, o tema não poderia ser melhor. ‘‘O artista sempre sofre influência do ambiente em que vive e isto acaba aparecendo na obra. Neste caso específico, o ambiente é o determinante e isto ficou mais interessante ainda’’, conta.
A mostra também servirá para selar um acordo entre o Sercomtel e a Secretaria Municipal de Cultura para divulgar os eventos da cidade patrocinados pela secretaria. O acordo prevê que algumas obras da coletiva ‘‘Artes Visuais Londrina – 2000’’ vão ilustrar cartões telefônicos utilizados pela companhia e devem começar a circular a partir de 14 de novembro, dia em que a mostra fecha suas portas.
Artes Visuais Londrina 2000 – Mostra que reúne 55 trabalhos variados de 25 artistas sobre a cidade de Londrina, na sala José Antonio Teodoro, da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 110), das 8 às 11 horas e das 14 às 17h30. Até o dia 14.