O quadrinista Marcelo Galvan lança nesta sexta-feira (6), durante a 42ª Semana Literária do Sesc & Feira do Livro, a obra “Londrinenses: pés-vermelhos em quadrinhos” (Eduel). O livro foi idealizado e ilustrado por Galvan, que adaptou os contos “Asas da Morte”, “Cantor de Boate” e “Esposa mascarada”, de autoria do poeta e dramaturgo londrinense Maurício Arruda Mendonça.

LEIA TAMBÉM:

Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras

A ideia para as HQs surgiu em 2019, quando Galvan encontrou o livro “Londrinenses”, de Mendonça, na biblioteca da escola em que leciona Artes. Algumas das histórias já haviam sido publicadas no extinto jornal Folha Norte entre 2007 e 2008, mas a coleção completa era uma novidade para o quadrinista.

“Eu estava buscando roteiros para HQs e pensei na hora que os contos eram perfeitos para serem adaptados para quadrinhos. Em 2020, eu comecei a esboçar os personagens e fazer os rascunhos e storyboards em sulfite. Depois redesenhei em A3 para então fazer a arte final em nanquim”, explica Galvan.

Marcelo Galvan: quadrinista  diz que o livro, possivelmente, é a primeira HQ de inspiração histórica da cidade
Marcelo Galvan: quadrinista diz que o livro, possivelmente, é a primeira HQ de inspiração histórica da cidade | Foto: Divulgação

As histórias selecionadas se passam na Londrina das décadas de 1930, 1940 e 1950, e abordam temas diferentes, dando um panorama diverso do cotidiano da cidade que nascia. Em “Asas da Morte”, por exemplo, Mendonça escreve uma ficção histórica sobre a primeira pessoa enterrada no Cemitério São Pedro, como ele mesmo explica.

Quadrinhos foram inspirados em contos de Maurício Arruda Mendonça
Quadrinhos foram inspirados em contos de Maurício Arruda Mendonça | Foto: Valéria Félix - Divulgação

“Já o ‘Cantor de boate’ é a história de um músico da noite londrinense que teve um entrevero com um funcionário da Companhia de Terras. É uma discussão sobre essa relação entre o brasileiro e estrangeiro”, detalha o autor, contando que “Esposa mascarada” é uma história mais adulta “que trata de um relacionamento afetivo em uma época em que Londrina era uma cidade onde as emoções explodiam”.

Durante o lançamento nesta sexta-feira, o quadrinista vai expor artes de 16 páginas do livro (que tem 70 páginas no total), ainda sem os textos, que foram adicionados digitalmente. É uma oportunidade para o público ter acesso ao autor e aos quadrinhos, em um contexto de discussão literária promovido pelo evento do Sesc.

“A Semana Literária do Sesc tem grande relevância porque, além da sua longevidade, é um evento que acontece simultaneamente em todo o Paraná, divulgando trabalhos importantes e necessários para a comunidade desse país, que poderia ler muito mais”, diz Galvan, que aponta que o livro é “possivelmente a primeira HQ de inspiração histórica da cidade”.

Os livros publicados pela Eduel (Editora da Universidade Estadual de Londrina) podem ser adquiridos pelo site www.eduel.com.br ou direto na Livraria da Eduel, que fica no campus da UEL e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Quadrinhos reproduzem as paisagens da cidade de décadas passadas
Quadrinhos reproduzem as paisagens da cidade de décadas passadas | Foto: Marcelo Galvan/ Reprodução

SERVIÇO

Lançamento do livro “Londrinenses: pés-vermelhos em quadrinhos”

Quando: sexta-feira (6), às 17h

Local: Sesc Londrina Cadeião (rua Sergipe, 52)

Entrada: Gratuita

Preço do livro: R$ 30