Após perder três salas exibidoras, no último mês de janeiro, os cinéfilos de Londrina devem ganhar uma nova opção ainda este ano. O Cine Catuaí, que em 1998 inaugurou duas salas (Catuaí 4 e 5) em formato Stadium (similar ao de uma arquibancada) e com telas maiores, deve finalizar em dezembro a construção do Cine Catuaí 6: ‘‘Ele ficará próximo às outras salas, com capacidade para 450 pessoas e contará também com uma sala de espera’’ antecipa a gerente dos Cines Catuaí, Ruth Moraes.
Ruth explica que o fechamento dos tradicionais Cine Vila Rica e Cine Londrina (também pertencentes à Empresa Cinematográfica de Botucatu - Araújo & Passos) aumentou consideravelmente o público frequentador dos Cines Catuaí: ‘‘As filas estão cada vez mais constantes, mas conseguimos não atrasar o início das sessões’’. Para ela, a inauguração de uma nova sala deve atender a demanda cada vez mais crescente em Londrina: ‘‘Não é só aqui, mas a procura pelo cinema cresce no País inteiro’’.
Também está prevista a reforma dos Cines Catuaí 1, 2 e 3: ‘‘Elas se adaptarão ao formato stadium’’, assegura a gerente. O projeto já foi aprovado pela empresa mantenedora dos cinemas e deve ser iniciado em breve.
Contrastando com a intensa movimentação nos cinemas, Ruth lamenta a falta de educação por boa parte dos espectadores: ‘‘Muitos não respeitam a fila, fazem bagunça e ainda agridem nossas funcionárias’’. A gerente conta que flagrou um espectador tentando atear fogo nas poltronas: ‘‘É decepcionte, mas o comportamento do público só tem piorado’’. As sessões de quarta-feira, que atraem um público, em princípio, com menor poder aquisitivo, não apresentam os mesmos problemas: ‘‘Falta de educação não é questão de poder aquisitivo. Os que mais bagunçam aparentam ser de classe média alta’’ constata.