A Oxford Street, famosa rua de compras de Londres, a Regent Street e a Covent Garden foram as primeiras a inaugurar a decoração natalina este ano. As luzes da enorme árvore de Natal situada em Trafalgar Square (um presente anual do povo da Noruega) serão acesas em 4 de dezembro. Selfridges, a maior loja de departamentos de Oxford Street, já inaugurou sua espetacular vitrine decorada no início do mês. Já em Knightsbridge, o tema festivo do Harrods será ‘‘O Quebra-Nozes’’. Neste Natal, a loja está patrocinando a nova produção do ballet do English National Ballet no London Coliseum.
Para saber sobre as mais recentes novidades das lojas, incluindo os eventos natalinos e idéias de presentes, os visitantes de Londres podem ligar para o London Shopping Newsline (0891-505478). Haverá comemorações em estilo sueco no Museu de Victoria & Albert, para complementar a exposição do museu chamada ‘‘Carl and Karin Larsson: Criadores do Estilo Sueco’’ (até 18 de janeiro). Haverá eventos familiares, atividades e atuações, uma comemoração da culinária sueca e uma festa natalina. Os visitantes podem aprender como fazer presentes comestíveis, ou então preparar um tradicional banquete sueco; acompanhar a procissão a luz de velas de Santa Lúcia (13 de dezembro): e ouvir estórias natalinas da Escandinávia. Haverá também uma festa natalina sueca, com um concerto a luz de velas, e compras até tarde da noite.
A comida tem destaque especial em Alexandra Palace, no norte de Londres, onde se realiza a Festive Table e a Feira de Artesanato de Natal ( 5 a 7 de dezembro). A Festive Table apresenta demonstrações e palestras de importantes chefs e de escritores de livros de culinária; e a feira de artesanato apresenta uma ampla variedade de trabalhos manuais feitos por mais de 350 artesãos.