Livros para preservar a natureza
A Universidade Federal do Paraná e a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza assinaram um convênio na tarde de quinta-feira para a edição de obras cuja temática seja a preservação da natureza. De acordo com o documento a parceria terá validade de cinco anos. Estiveram presentes à assinatura o vice-presidente do Boticário, Bernardo Fedalto; o diretor-presidente da Fundação da UFPR (Funpar) Mário Portugal.
A série de temas ecológicos nasce com uma obra já editada, Saudade do Matão, da jornalista Tereza Urban, que relata a história do movimento conservacionista no Brasil, através de depoimentos colhidos de várias pessoas ligadas ao setor. A obra será lançada em março.
Para Fedalto é válido e importante trabalhos como este de Tereza. Precisamos fazer com que a população toda, principalmente os mais jovens, se conscientizem da necessidade de que a natureza seja preservada, enfatizou. Segundo ele está havendo uma preocupação cada vez maior do brasileiro neste sentido. Prova disso é o aumento crescente de visitantes na reserva que a empresa tem no município de Guaraqueçaba.
O vice-presidente de O Boticário não quis falar sobre previsão de custos destinados ao projeto. Lamentavelmente firmamos o convênio numa época bastante difícil, observou. Sabe-se que o investimento dos 2 mil exemplares de Saudades do Matão foi de R$ 60 mil.
O livro terá distribuição nacional, afirmou Mário Portugal Pederneiras, diretor-superintendente da Funpar. A idéia é colocar essas obras em todas as livrarias universitárias e comerciais do Brasil e, se possível, fora do País.
De cada exemplar vendido será retirada uma porcentagem do valor para integrar um fundo mantido entre a Editora da UFPR e a Fundação O Boticário. O objetivo é o de constituir um fundo comum com a finalidade de publicações futuras, adiantou Pederneiras.
Embora o projeto ainda esteja em sua fase inicial, começa a despertar interesse de outros autores. Duas obras já estariam sendo encaminhadas à Editora da UFPR, mas uma coisa é certa: todas passarão pelo crivo de um conselho editorial com representantes da universidade e do Boticário.Mauro FrassonMalu Nunes, Bernardo Fedalto, Carlos Antunes e Mário Pederneiras durante a assinatura do contrato entre a UFPR e O BoticárioZeca Corrêa Leite





