As listas de livros indicados para vestibulares devem render uma boa conversa na programação do Festival Literário de Londrina, desta quinta (18). Para falar sobre o assunto foram convidados os professores Carlos Fortes, Luiz Carlos Simon e o estudante e cronista Akira Demenech. O encontro sobre “Literatura no Vestibular: Leitura e Educação” está marcada para as 19 horas. A escritora e dramaturga Marina Stuchi fará a mediação.

Luiz Carlos Simon: professor da UEL defende a diversidade nos livros indicados para o vestibular
Luiz Carlos Simon: professor da UEL defende a diversidade nos livros indicados para o vestibular | Foto: Divulgação

Professor de Literatura do departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina, Luiz Carlos Simon defende a relação de livros indicados para o vestibular da UEL, agendado para maio. “A lista retrata a diversidade ao contemplar autores clássicos e contemporâneos, além de jogar luz em obras de autoria feminina”, afirma.

Na lista do concurso da UEL constam obras de Aluísio Azevedo (“Casa de Pensão”), Lima Barreto (“Clara dos Anjos”), Mário de Andrade (“Contos Novos”), Carolina Maria de Jesus (“Quarto de Despejo”) Moacyr Scliar (“Histórias que os Jornais não Contam”, para citar alguns. Simon é Mestre e Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ.

Outro participante da conversa, Carlos Fortes é veemente quando defende a inclusão obrigatória de alguns autores clássicos em todas as listas de livros indicados nos concursos. “Machado de Assis não pode faltar; ele é o grande autor da nossa literatura”, informa.

Em sua lista, Fortes cita, entre outros, Guimarães Rosa, Clarice Lispector e até mesmo Fernando Pessoa, poeta português. Para ele, nos tempos atuais, a leitura de “A Moreninha” pode soar como um “desserviço”. “Na minha opinião, não existe a preocupação de aplicar uma metodologia preparatória aos professores de literatura no ensino médio”, afirma

Veterano professor de literatura e redação, Carlos Fortes atuou na UEL e, principalmente, em cursos pré-vestibular. Ele é Mestre na área de Filologia e Linguística pela Unesp. Mesmo aposentado, ele dá aulas particulares de redação, principalmente.

Estudante e cronista, Akira Demenech participa do debate sobre literatura no vestibular
Estudante e cronista, Akira Demenech participa do debate sobre literatura no vestibular | Foto: Divulgação

O encontro contará também com Akira Demenech, estudante de Computação na UEL e professor do PIC-OBMEP formado no IFPR. Londrinense, ele integra “Novos Cronistas Londrix” (Atrito Arte, 2019) e no “Marco Zero” (Madrepérola, 2020).

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa), o Londrix tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. Devido à pandemia de Covid-19, a programação do evento está sendo sendo transmitida on-line pelo Youtube e Facebook.

Serviço:

16º Festival Literário de Londrina - Londrix

Debate “Literatura no Vestibular: Leitura e Educação”

Quando – Quinta-feira (18) , às 19 horas

Onde - Pelos canais oficiais do Londrix no Youtube

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.