| |

LEITURINHA 5m de leitura

Livros de Saramago mostram as descobertas da infância

Nos livros “O Silêncio da Água” e “Uma Luz Inesperada”, autor transforma as experiências infantis em acontecimentos fantásticos

ATUALIZAÇÃO
14 de março de 2022

Marcos Losnak
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Livros de Saramago mostram as descobertas da infância

Marcando o início das comemorações do centenário de nascimento de José Saramago, a editora Companhia das Letrinhas está lançando dois livros infantojuvenis do escritor português ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1998.

“Uma Luz Inesperada”, com ilustrações de Armando Fonseca, e “O Silêncio da Água”, com ilustrações de Yolanda Mosquera, trazem recordações da infância de José Saramago (1922 – 2010) na forma de breves histórias de experiências únicas e simbólicas para a compreensão do mundo. 

Em “Uma Luz Inesperada”, Saramago recorda um episódio vivido na infância que deixou profundas marcas em suas lembranças: o dia em que foi com o tio vender porcos na feira da cidade.

Entre as muitas novidades, aquela que causou um sentimento incomensurável, foi a de ver nascer uma lua cheia como nunca havia visto antes. Aquela lua, naquele lugar, naquele momento, deixou na memória do menino Saramago uma impressão perene: “Adivinhei que nunca mais veria outra lua assim. Por isso é que hoje me comovem pouco os luares: tenho um dentro de mim que nada pode vencer.”

Em “O Silêncio da Água”, o escritor português narra outro acontecimento da infância: o dia em que conseguiu fisgar um enorme peixe em seu anzol, um peixe que, pelo seu tamanho e força, arrebentou a linha da vara e escapuliu.

Excitado pela emoção e ter fisgado um barbo (espécie de peixe que habita os rios de Portugal), o pequeno José resolve correr até sua para casa para pegar nova linha, um novo anzol, e retornar ao rio para fisgar novamente o peixe perdido.

Nessa aventura, permanece horas e horas na beira do rio esperando o barbo morder novamente a isca. Algo que não acontece. Então percebe que existe algo muito além do peixe numa pescaria. A descoberta do silêncio: “Não creio que exista um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.”

Serviço:

.
 

“O Silêncio da Água”

Autor – José Saramago

Editora – Companhia das Letrinhas

Ilustrações – Yolanda Mosquera

Páginas – 32 (capa dura)

Quanto – R$ 49,90

 

“Uma Luz Inesperada”

Autor – José Saramago

Editora – Companhia das Letrinhas

Ilustrações – Armando Fonseca

Páginas – 32 (capa dura)

Quanto – R$ 49,90

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS