Marcando o início das comemorações do centenário de nascimento de José Saramago, a editora Companhia das Letrinhas está lançando dois livros infantojuvenis do escritor português ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1998.

“Uma Luz Inesperada”, com ilustrações de Armando Fonseca, e “O Silêncio da Água”, com ilustrações de Yolanda Mosquera, trazem recordações da infância de José Saramago (1922 – 2010) na forma de breves histórias de experiências únicas e simbólicas para a compreensão do mundo.

Em “Uma Luz Inesperada”, Saramago recorda um episódio vivido na infância que deixou profundas marcas em suas lembranças: o dia em que foi com o tio vender porcos na feira da cidade.

Entre as muitas novidades, aquela que causou um sentimento incomensurável, foi a de ver nascer uma lua cheia como nunca havia visto antes. Aquela lua, naquele lugar, naquele momento, deixou na memória do menino Saramago uma impressão perene: “Adivinhei que nunca mais veria outra lua assim. Por isso é que hoje me comovem pouco os luares: tenho um dentro de mim que nada pode vencer.”

Em “O Silêncio da Água”, o escritor português narra outro acontecimento da infância: o dia em que conseguiu fisgar um enorme peixe em seu anzol, um peixe que, pelo seu tamanho e força, arrebentou a linha da vara e escapuliu.

Excitado pela emoção e ter fisgado um barbo (espécie de peixe que habita os rios de Portugal), o pequeno José resolve correr até sua para casa para pegar nova linha, um novo anzol, e retornar ao rio para fisgar novamente o peixe perdido.

Nessa aventura, permanece horas e horas na beira do rio esperando o barbo morder novamente a isca. Algo que não acontece. Então percebe que existe algo muito além do peixe numa pescaria. A descoberta do silêncio: “Não creio que exista um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.”

Serviço:

.
. | Foto: Reprodução

“O Silêncio da Água”

Autor – José Saramago

Editora – Companhia das Letrinhas

Ilustrações – Yolanda Mosquera

Páginas – 32 (capa dura)

Quanto – R$ 49,90

.
. | Foto: Reprodução

“Uma Luz Inesperada”

Autor – José Saramago

Editora – Companhia das Letrinhas

Ilustrações – Armando Fonseca

Páginas – 32 (capa dura)

Quanto – R$ 49,90