"Mais Haicais, 365, Um Por Dia", é o mais novo livro do escritor procopense Antonio Villas Bôas Neto. A obra teve origem durante a pandemia e a proposta é celebrar a vida no seu dia a dia. "É um álbum de 365 poemas de três versos com 17 sílabas poéticas que contemplam a transitoriedade da vida, destacando a origem dos haicais no Japão; enfatizando rapidamente sobre o pioneiro nesta arte, o poeta japonês Bashô; a chegada no Brasil deste poema curto e sua difusão", explica o autor.

Com pinceladas sobre os poetas paranaenses Paulo Leminski, Alice Ruiz, Helena Kolody e Domingos Pellegrini e também sobre o grande haicaísta Millôr Fernandes, as páginas são ilustradas pelo próprio autor.

Além dos 365 poemas, um por dia, há um ponto importante do livro: ensina o leitor a usar os sentidos na captação do poema como se fosse uma fotografia e a escrever esta sensação num haicai; elenca também dicas e informações preciosas dos grandes mestres a quem nunca escreveu um poema.

Ele é autor também de "Memórias, Simplesmente Memórias - Cinco Décadas da Imprensa Procopense", livro que resgata o patrimônio histórico e cultural de Cornélio Procópio. Produzido com comprometimento, baseia-se em fatos extraídos principalmente de jornais impressos da família Villas Bôas, que reportam a história da vida política, econômica e social da cidade expoente do Norte do Paraná. Um trabalho de pesquisa de mais de seis anos consecutivos.

Dentre as 544 páginas do livro, estão inseridas mais de 600 fotos da cidade de 1938 a 1992, resgatando historicamente um período de mais de cinquenta anos. Dividido por décadas, o livro dá ênfase ao nascimento da cidade, sua emancipação contada por pioneiros, por aqueles que realmente viveram a história da então chamada “Km 125”, da Cornélio Procópio. Destaca também fatos e notícias, a começar pelo ano de 1942 (ano de fundação da imprensa procopense) com término em 1992 (ano de seu Jubileu de Ouro), contextualizando com notícias estaduais, nacionais e internacionais.

Já a obra, "Quando eu Andava Descalço", há histórias interessantes como a que entrega que o autor tomou banho de balde. "Usávamos sabão de pedra, comíamos biju e quebra-queixo e trocávamos gibis na saída da matinê", alegra-se. Nesse passeio enriquecedor, recorda brincadeiras, jogos, brigas com os irmãos; dores e remédios das avós, orações; namoricos.

SOBRE O AUTOR

Antonio Villas Bôas Neto considera-se um eterno aprendiz. Professor, jornalista, escritor, especialista em marketing, ele não esconde o seu amor pelas artes. A literatura, música, pintura, fotografia e artesanato são áreas de seus interesse e domínio. "Minha relação com as letras e gosto pela escrita/leitura vem desde garoto, quando meu avô Rodolfo nos contava histórias fantásticas; e mais à frente quando, como “arrota-tipos”, trabalhei no jornal “A Cidade” de meu tio Luiz Villas Bôas, e aprendi a revisar e a corrigir erros nos artigos a serem publicados.

Casado, pai de quatro filhos e avô de dez netos, trabalhou em várias escolas de Cornélio Procópio, Umuarama e Londrina. Como jornalista, foi redator e diretor domercial de “A Voz do Povo”; fundador e diretor proprietário do Jornal “Verde Curitiba”. "Quando falo sobre jornal, logo vem à minha mente o episódio vivido por mim quando funcionário do Banco do Brasil. Na oportunidade, tive que justificar ao inspetor de agências, que meu nome estava intrinsecamente ligado à imprensa procopense e que era muito difícil para o cliente do banco me desvincular do jornal “A Voz do Povo”, sem considerar que meu avô Antonio Villas Bôas e meu pai Nicolau Villas Bôas tinham sido fundadores da imprensa na cidade. O inspetor queria pontuar restrições, mas a verdade dos fatos falou mais alto", recorda.

SERVIÇO:

O livro "Mais Haicais, 365, Um Por Dia" pode ser adquirido através do site do autor: www.antoniovillasboasneto.com.br ao preço de R$ 40 em Cornélio Procópio e R$50 para outras cidades, incluindo o frete.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.