Toda manhã, eles entram no ar para cativar a audiência com humor, inteligência e verve polêmica. Invariavelmente, incitam a opinião dos ouvintes que entopem a caixa de e-mails com mensagens nem sempre delicadas. Heródoto Barbeiro faz o papel de âncora ''levantando a bola'' para Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo.
Sem papas na língua, o trio comanda os microfones do programa ''Liberdade de Expressão'', transmitido há pouco mais de dois anos pela rádio CBN. O debate é livre. Não há script, roteiro ou qualquer orientação. A pauta surge de acordo com a atualidade do assunto, sem estar presa ao noticiário do dia. O livro ''Liberdade de Expressão'', que acaba de chegar às prateleiras, traz uma espécie de versão impressa do programa.
Com 106 páginas, reproduz um encontro dos três para uma estimulante conversa na qual não faltam sacadas perspicazes, alfinetadas e afirmações controversas sobre temas diversos como tráfico de drogas, Gisele Bundchen, compadrio na política, emancipação feminina, Programa Fome Zero, Garotinho & Rosinha, controle externo do Poder Judiciário, sistema de cotas para negros nas universidades, a Cuba de Fidel Castro, aumento da penalidade para criminosos e guerra no Iraque.
À certa altura da discussão, Cony põe em dúvida a chegada do homem à Lua: ''Diversos técnicos desvinculdos da Nasa examinaram aquelas fotografias do primeiro passeio na Lua e descobriram que as sombras não coincidem com os ângulos em que oficialmente foram tomadas. E, sobretudo, com gravidade zero a bandeira não poderia tremular. Não tem vento. Posso estar enganado, muitos cientistas podem estar enganados, mas há muito coisa suspeita naquela primeira viagem à Lua''.
Além da atuação no rádio, os três profissionais da palavra conquistaram credibilidade também trabalhando em outras áreas e mídias. Heródoto Barbeiro é professor de história, colaborador de várias publicações e apresentador do Jornal da Cultura (TV Cultura, SP). Artur Xexéo é cronista do jornal O Globo. E Carlos Heitor Cony, por fim, é colunista da Folha de S. Paulo e escritor que dispensa apresentações.

Serviço:
- ''Liberdade de Expressão''. Lançamento: editora Futura (e-mail: [email protected]). 106 páginas.

mockup