LIVRO/LANÇAMENTO - Uma aventura na selva
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de outubro de 2004
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O gaúcho Airton Ortiz, um dos poucos escritores brasileiros de aventuras, chega hoje a Londrina para uma sessão de autógrafos de seu novo livro ''Travessia da Amazônia''. O lançamento está previsto para às 19 horas na Livrarias Porto Megastore, no Catuaí Shopping Center.
No livro, ele narra a viagem de três meses que fez ao longo do Rio Amazonas quando percorreu 5 mil quilômetros do Pacífico (Lima, no Peru) ao Atlântico (Belém, do Pará). O relato traz visitas a aldeias indígenas, povoados ribeirinhos e o interior das florestas remetendo ao leitor à flora e a fauna da maior selva tropical do mundo.
Traz ainda a convivência do autor com guerreiros, chefes e pajés e sua passagem pelo Festival Folclórico de Parintins, que reúne 100 mil pessoas por ano. Ortiz conta que realizou o trajeto sem usar avião e quase sem andar por terra preferindo uma rota para navegação nos rios da bacia amazônica pegando sempre embarcações locais.
O livro tem 224 páginas e um encarte colorido com 24 fotos revelando os momentos mais marcantes da viagem. Ortiz é jornalista especializado em esportes radicais e editor free-lancer da revista ''360 Graus''. É membro do South American Explorers Club, entidade com sede em Nova Iorque e filiais em diversos países sul-americanos, que tem como objetivo apoiar a exploração das áreas ainda desconhecidas do continente.
Tem o pé na estrada. Já rodou meio mundo atrás de aventuras, especialmente aquelas destinadas a virar livro. ''Travessia da Amazônia'' é seu sexto volume no gênero. Chega às prateleiras pela coleção Viagens Radicais, da editora Record, que já publicou ''Aventura no topo da África'', ''Na estrada do Everest'', ''Pelos caminhos do Tibete'', ''Cruzando a Última Fronteira'' e ''Expresso para a Índia''.
Este último foi o segundo título mais vendido na Feira do Livro de Porto Alegre de 2003 e faturou o prêmio Euclides da Cunha, da União Brasileira de Escritores, como melhor ensaio publicado no país no ano passado.
Serviço:
- Hoje: lançamento do livro ''Travessia da Amazônia'', com sessão de autógrafos do autor Airton Ortiz. Horário: 19 horas. Local: Livrarias Porto Megastore, no Catuaí Shopping Center. Entrada franca. Mais informações: tel. (43) 3339-8181.


