Livro traz textos de ficção científica de Arnaldo Baptista
Obra que reúne escritos ficcionais produzidos pelo artista em meados dos anos 1970, pós-Mutantes, terá lançamento em Londrina
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de outubro de 2023
Obra que reúne escritos ficcionais produzidos pelo artista em meados dos anos 1970, pós-Mutantes, terá lançamento em Londrina
Reportagem local
A ficção científica é um gênero literário instigante que estimula ainda mais a curiosidade quando escrito por um músico que foi ligado a uma das bandas mais emblemáticas do País.
A Grafatório Edições reúne tudo isso ao lançar "Ficções Completas", obra que traz escritos de ficção científica produzidos por Arnaldo Baptista em meados dos anos 1970. O líder da lendária banda Os Mutantes, também conhecido por sua brilhante carreira solo e suas criações nas artes visuais - reúne neste livro dois contos e uma novela, revelando sua singularidade como escritor de ficção. Todos os textos foram criados depois de sua saída de Os Mutantes.
O evento de lançamento, com a presença do autor, será no dia 6 de dezembro, em São Paulo, na Galeria Vermelho. Mas a compra em pré-venda, com 20% de desconto, já pode ser realizada pelo site da editora
A data para a festa de lançamento em Londrina ainda será definida.
"Ficções Completas" compila a totalidade dos escritos ficcionais de Arnaldo Baptista, que surpreendem pela sua atualidade. São três textos: "O Abrigo", conto com reviravoltas metafísicas que narra a fuga de um Planeta Terra tornado inabitável; The Moonshiners, conto escrito originalmente em inglês, retratando o encontro entre dois humanos e duas alienígenas que formam uma espécie de comuna 'flower power' interplanetária; e, finalmente, "Rebelde Entre os Rebeldes", uma novela de contornos épicos, contemplando colônias e batalhas espaciais, e que desenvolve de maneira mais clara as preocupações filosóficas, místicas, éticas e estéticas de Arnaldo.
Dos três textos, apenas "Rebelde Entre os Rebeldes" já havia sido publicado em livro anteriormente. No entanto, a versão presente em "Ficções Completas" é radicalmente diferente, sem grandes interferências editoriais, conservando as características singulares presentes nos manuscritos originais de Arnaldo.
“Estou contente com o lançamento, querendo ver o resultado, o que todo mundo vai pensar a respeito do que eu penso”, diz Arnaldo. “Meu estereótipo de vida não passa de misteriótipo, para trazer uma coisa que seja totalmente elétrica, desde o fogão até automóveis movidos a eletricidade solar. Então, a gente ficaria livre de tudo, ou seja: tudo que a gente quer, vai acontecer, como no sonho do psicodelismo. Em vez de ficarmos pensando no que está acontecendo hoje, é importante pensar sobre o que a gente faz e o que a gente quer. Eu me oriento pela ficção científica, no sentido onde a ciência encontra o amor. Afinal, de onde viemos? Das estrelas! Onde estamos? Nas estrelas! Pra onde vamos? Pras estrelas!”, completa.

LIVROS-OBJETO
"Ficções Completas" é um lançamento da Grafatório Edições, selo editorial ligado ao coletivo de mesmo nome e que tem como marca a criação de livros-objeto geralmente produzidos com técnicas gráficas experimentais. Baseado em Londrina, no interior do Paraná, o selo já publicou autores como Paulo Leminski, Arrigo Barnabé, Rogério Sganzerla, Tomma Wember, Nanao Sakaki, entre outros.
“Fomos apresentados aos textos do Arnaldo pelo nosso amigo em comum, o Jotabê Medeiros, de quem também publicamos um livro em 2020”, conta o editor Felipe Melhado. “Quase não acreditamos quando Arnaldo propôs fazer um livro com a gente! Somos uma editora tocada basicamente por duas pessoas, eu e o Pablo Blanco, e nós dois somos fãs da música do Arnaldo há muitos anos. Quando lemos os textos no original, ficamos muito felizes de perceber que a genialidade das suas canções estava presente também nesses textos que possuem uma qualidade literária muito única, beirando a escrita conceitual”.
Com projeto gráfico de Pablo Blanco, o livro também traz ilustrações criadas por um personagem do livro: o supercomputador Horácio, a inteligência artificial que comanda a nave-lua Phobos na novela "Rebelde Entre os Rebeldes."
A edição ainda apresenta textos complementares escritos pelo jornalista, biógrafo e crítico cultural Jotabê Medeiros, e pelos pesquisadores André Araújo e Fernando Silva e Silva.
* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO:
Lançamento, com a presença de Arnaldo Baptista
6/12, quarta-feira, das 18 às 21h
Galeria Vermelho
R. Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo
*
Pré-venda com 20% de desconto até 12/11: R$ 63,00
Envios a partir de 13/11
Preço final: R$ 79,00
No site da Grafatório Edições

