Clodomiro Bannwart:  “O livro apresenta 90 artigos em ordem cronológica, para se ler as entrelinhas dos acontecimentos que marcaram parte da Nova República”
Clodomiro Bannwart: “O livro apresenta 90 artigos em ordem cronológica, para se ler as entrelinhas dos acontecimentos que marcaram parte da Nova República” | Foto: Gina Mardones/ Arquivo Folha 07-08-2018

Artigos que analisam os fatos mais relevantes da política nacional da última década estão reunidos no livro “Entrelinhas: Percursos da Nova República”. A obra reúne textos assinados pelo londrinense Clodomiro José Bannwart Júnior, que aborda temas da chamada Nova República, desde a ascensão de Lula, passando pelos mandatos de Dilma Roussef, as denúncias do mensalão, as investigações da Lava Jato e a chegada da direita ao mais alto posto do país, com a eleição de Jair Bolsonaro. O lançamento do livro acontece nesta terça-feira (10), a partir das 18 horas, na Casa von Borstel, localizada no Aurora Shopping.

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o autor selecionou artigos produzidos por ele e que foram publicados nos últimos dez anos em jornais da região, a grande maioria na FOLHA. “São textos publicados em jornais impressos no período de 2009 a 2019”, resume Bannwart Júnior sobre o livro editado pela recém-criada editora Engenho das Letras.

“O livro apresenta 90 artigos dispostos em ordem cronológica. Permitindo – e esse é objetivo pretendido – ler as entrelinhas dos acontecimentos que marcaram parte da Nova República, incluindo a vitória de um operário à Presidência da República, a ascensão da primeira mulher ao cargo máximo do país e o seu impeachment, o modus operandi da política nacional, o Mensalão e a Lava Jato, a crise no sistema político e a ascensão da direita ao poder”, ressalta o autor.

Em seus artigos, Bannwart Júnior busca refletir fatos do cotidiano da política nacional, com elementos das suas áreas de atuação, Filosofia e Direito. Além de integrar o corpo docente do Departamento de Filosofia da UEL, o escritor também ministra aulas no programa de pós-graduação do curso de Direito da instituição. "Me realizo em fazer esta ponte entre as duas áreas", define ele ao comentar que o casamento entre as duas áreas permite que se conceitue fatos de forma concreta, longe de abstrações e sempre buscando reflexões mais aprofundadas dos fatos.

Serviço:

Lançamento do livro “Entrelinhas: percursos da Nova República”

Quando - Terça-feira (10), às 18 horas

Onde - Casa von Borstel (Aurora Shopping)

.
. | Foto: Reprodução

TRECHOS

A importância institucional do STF

Na estrutura do Estado democrático de direito não se confirma a preservação de direitos fundamentais sem a existência de cortes constitucionais capazes de colocar freios, quando necessário, aos arranjos majoritários que deponham contra os direitos de minorias políticas.

O papel da Constituição

A nossa Constituição não tem um formato exclusivamente liberal ou social. Contempla de tudo um pouco. E mais: revela que a crise de hegemonia política no seu nascedouro permitiu um texto construído coletivamente sob acirrado debate, cujas balizas continuam a reproduzir ainda hoje as disputas e os conflitos sociais que mantêm a pauta política aberta.

Democracia

A democracia tem o propósito de organizar uma cultura política pluralista – com respeito aos múltiplos valores e às distintas visões de mundo – e sustentar o quotidiano das relações entre as pessoas. É fato, no entanto, que a democracia no Brasil é ainda pouco democrática. Durante trinta anos tivemos o funcionamento formal das instituições. Faltou-nos, nesse período, e ainda continua a faltar, uma vida política substantivamente democratizada.

O papel da política

Precisamos combater o bom combate na arena da política, usando as armas da política para fazer prevalecer, com argumentos, bom senso e racionalidade, a boa política. Sem esta, a democracia padece, a ponto de empolgar a muitos que já não escondem a aspiração de sepultá-la. Precisamos de menos coveiros da democracia e de mais cidadãos capazes de ajudar a ressuscitar o sistema político, pleno e representativo.

A importância da política

Colocar a política na pauta das discussões cotidianas contribui para desfavorecer o clientelismo e outras formas espúrias de dominação. Não basta acreditar em um futuro melhor, é preciso fazê-lo acontecer. E a política é instrumento indispensável que nos auxilia a antecipar o futuro de forma planejada e a delinear a realização de fins menos individuais e mais coletivos.

O sistema político e o ativismo judicial

O sistema político, porém, nos últimos trinta anos, foi incapaz de dar respostas mais contundentes aos compromissos firmados na Constituição. Acresce ainda que a prática da política foi paulatinamente criminalizada em razão da Operação Lava Jato. Diante do déficit operacional do sistema político, o STF, há bom tempo, passou a inovar na interpretação constitucional, assumindo para si a tarefa de efetivar direitos, ocupando o lugar que deveria ser prioritariamente preenchido por políticos legitimamente eleitos.

(Clodomiro Bannwart Júnior em "Entrelinhas: Percursos da Nova República")