As câmeras fotográficas se tornaram companheiras inseparáveis de Rei Santos em suas andanças por Londrina. Com o aparelho celular, equipamentos compactos ou profissionais às mãos, há mais de 15 anos ele vem registrando cenas singulares do cotidiano da cidade. Algumas das mais interessantes imagens que integram o gigantesco acervo captado por ele foram reunidas no livro fotográfico autoral “Londrina revelada: entre o Documental e o Imaginário”. A obra será lançada nesta quarta-feira (1º), das 18h30 às 20h30, no saguão do Sesc Cadeião Cultural.

Foto de Rei Santos mostra antiga casa de madeira de Londrina, fotógrafo sempre teve um olhar para imagens da cidade que nem todos enxergam
Foto de Rei Santos mostra antiga casa de madeira de Londrina, fotógrafo sempre teve um olhar para imagens da cidade que nem todos enxergam | Foto: Rei Santos/ Divulgação

Patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o livro reúne 125 fotos autorais produzidas entre os anos de 2006 e 2021. “Na hora de escolher as fotografias para esse projeto tentei fugir um pouco daquele lado turístico focado em locais já bastante conhecidos da cidade, como o Lago Igapó, o Calçadão e a Catedral. Esses pontos também aparecem nas imagens do livro, porém sobre um outro viés, pois o procurei focar mais o lado humano, retratando pessoas caminhando ou trabalhando em diversos cenários londrinenses”, afirma o autor da obra.

Santos comenta que a grande maioria das fotografias selecionadas para a publicação que conta com 146 páginas foram captadas em momentos aleatórios. “Muitas das cenas foram registradas em passeios de bicicleta. Quando vejo alguma imagem que me chama a atenção, paro e faço o registro. São momentos do cotidiano que passam despercebidos por quem está com pressa fazendo o mesmo trajeto de carro”, diz.

Trabalhando como fotógrafo profissional há 16 anos, o londrinense enfatiza que para a produção do livro tentou jogar os holofotes sob vários bairros da cidade. “Londrina tem coisas surreais como, por exemplo, a estrutura de um avião pendurada na fachada de um ferro velho do Jardim Piza (zona sul). Selecionei também a fotografia vencedora do Concurso Clic Seu Amor por Londrina, que traz o registro de homens trabalhando na instalação do monumento Marco dos Pioneiros (zona oeste). Tem ainda imagens registradas durante a pandemia, pois futuramente ela vai deixar de existir, mas as imagens deste momento histórico que estamos vivendo ficarão registradas para sempre”, ressalta Santos.

Rei Santos: “Na hora de escolher as fotografias para esse projeto tentei fugir um pouco daquele lado turístico focado em locais já bastante conhecidos da cidade"
Rei Santos: “Na hora de escolher as fotografias para esse projeto tentei fugir um pouco daquele lado turístico focado em locais já bastante conhecidos da cidade" | Foto: Gabriel Teixeira/ Divulgação

O fotógrafo comenta que, propositadamente, o livro não traz informações sobre o ano e o local onde as imagens foram captadas. “A ideia é que as pessoas dialoguem com as fotografias de acordo com o seu próprio repertório. Cada pessoa terá sua própria percepção ao ver imagens de locais que não existem mais e de paisagens urbanas que se transforam ao logo do tempo”, diz.

Durante o lançamento do livro, Santos receberá o público e autografará a obra que está sendo vendida por R$ 60 até a data do evento. “Depois disso o livro passará a custar R$ 80. Em breve também disponibilizaremos de forma gratuita no site Londrina Cultura um link para baixar o livro digital (E-Book), com a versão resumida derivada do impresso para que mais pessoas tenham acesso às fotografias reunidas neste projeto que teve patrocínio do Promic”, ressalta.

MESA-REDONDA COM VAGAS ESGOTADAS

Após a sessão de autógrafos do “Londrina revelada: entre o Documental e o Imaginário” haverá uma mesa redonda que discutirá “A importância da fotografia para a preservação da memória e patrimônio”. O encontro contará com a presença do Edson Vieira, do Instituto Câmara Clara, e de Vanda de Moraes, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Londrina. As 40 vagas para acompanhar o evento que foram disponibilizadas antecipadamente pela internet estão esgotadas.

Imagem ilustrativa da imagem Livro traz o cotidiano londrinense no olhar de Rei Santos

Serviço:

Lançamento do livro “Londrina revelada: entre o Documental e o Imaginário” - de Rei Santos

Quando – Quarta-feira, das 18h30 às 20h30

Onde – Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52)

Gratuito

*Interessados em adquirir o livro podem efetuar a compra diretamente com o autor da obra pelo telefone (43) 99138-2034