O velho rei havia morrido. O trono estava vazio. Uma nuvem negra pairava sobre a cabeça da população de todo o reino. Os invasores espalhavam medo e violência.

Então o misterioso mago Merlim aponta para uma solução: uma espada cravada em um bloco de pedra. E anuncia que o guerreiro capaz de retirar a espada da pedra, deveria ser coroado o novo rei. Um rei indicado pelo destino para salvar o reino.

.
. | Foto: Divulgação

Assim tem início uma das lendas mais conhecidas mundo afora, a lenda do rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda. Compilada originalmente pelo monge galês Geoffrey de Monmouth em meados do século 12, a história foi crescendo e recebendo novos elementos ao longo dos séculos.

Uma ótima versão direcionada ao leitor infantojuvenil foi criada pela escritora inglesa Rosalind Kerven em “O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda”. Publicado originalmente em 2000, o livro foi um dos vencedores do prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Infantojuvenil daquele ano. E agora uma nova edição acaba de ser lançada pela editora Companhia das Letrinhas.

Além de preservar a essência da lenda, a obra apresenta, paralelamente, uma série de informações que estabelece conexões entre o teor ficcional da lenda e cenário histórico real em que ela nasceu. Revela que a magia presente em todo o desenvolvimento da lenda provém da mitologia celta repleta de fantasia, feitiçaria, presságios e forças sobrenaturais.

O destino de Artur está traçado desde seu nascimento. De seu secreto nascimento, de seu destino em retirar a espada da pedra, de sua honra em receber a mística espada Excalibur. Sua jornada, ao lado de cavaleiros, magos e feiticeiras, traz a clássica história de um herói.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

“O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda”

Autor – Rosalind Kerven

Ilustrações – Tudor Humphries

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Hildegard Feist

Páginas – 64

Quanto – R$ 44,90