Em seu novo livro, “Anos de Chumbo e Outros Contos, Chico Buarque se aventura pela primeira vez no universo das narrativas curtas após romances de sucesso como “Estorvo”, “Budapeste”, “Leite Derramado” e “Essa Gente”.

Lançado pela editora Companhia das Letras, “Anos de Chumbo” traz oito narrativas que seguem o padrão do conto contemporâneo. Recortes de histórias que oferecem um contexto abrangente e terminam com um final surpreendente ou inquietante.

Os contos de Chico Buarque são pautados pela simplicidade narrativa em histórias que ganham maiores dimensões não por aquilo que revelam, mas pelo que ocultam
Os contos de Chico Buarque são pautados pela simplicidade narrativa em histórias que ganham maiores dimensões não por aquilo que revelam, mas pelo que ocultam | Foto: Adriano Vizoni/ Folhapress

No conto que dá título ao livro, “Anos de Chumbo”, Chico Buarque narra a história de um menino que, vítima da poliomielite na década de 1970, passa os dias dentro do quarto brincando com soldadinhos de chumbo. Entre uma batalha e outra, assiste seus pais viverem o prenúncio do inferno. O pai, um militar, vive a tristeza de não poder mais torturar livremente os opositores da ditadura. A mãe, uma dona de casa, vive a alegria de cornear o marido dormindo com seu superior comandante.

Em “Meu Tio”, tudo começa com um tio endinheirado que costuma pegar a sobrinha para dar uma volta de carro pela cidade. Tudo parece normal até transparecer que, na verdade, os pais da garota prostituem a menina para o tio em nome da sobrevivência.

Em “Cida”, o autor narra a história de uma moradora de rua que vive pelas ruas do Leblon. Vivendo de esmolas, começa a dizer que começou a namorar um extraterrestre que promete tirá-la da Terra para levá-la para um mundo melhor. Quando aparece grávida, espalha pelos quatro cantos que o pai é o extraterrestre.

O conto “Para Clarice Lispector, com Candura” traz a história de um jovem que, admirador da obra da escritora, resolve entregar alguns poemas de sua autoria para apreciação de Clarice. Lispector não dá atenção aos escritos, mas desenvolve uma relação nebulosa com o rapaz. Com o tempo, o jovem se torna um grande especialista da obra da escritora a ponto assumir o papel da própria Clarice.

Os contos de “Anos de Chumbo” são pautados pela simplicidade narrativa. Histórias despretensiosas que ganham maiores dimensões não por aquilo que revelam, mas pelo que ocultam.

PAIXÃO PELA LITERATURA

Embora mais conhecido como cantor e compositor, Chico Buarque possui uma estreita ligação com a literatura desde a juventude. Com 20 anos de idade publicou seu primeiro texto literário, o conto “Ulisses”, no Suplemento Cultural do jornal Estado de São Paulo em julho de 1966. O conto, publicado ao lado de textos de Otto Maria Carpeaux e Augusto de Campos, convertia o herói grego da epopéia de Homero em um caixeiro viajante.

No mesmo ano em que publicou seu primeiro texto literário, lançou também seu primeiro disco “Chico Buarque de Hollanda” com canções que se tornariam grandes sucessos como “A Banda” e “A Rita”.

Paralelamente à carreira de compositor e cantor, Chico Buarque escreveu quatro peças de teatro: “Roda Viva” (1968), “Calabar” (1973, em parceria com Ruy Guerra), “Gota D’água” (1975, em parceria com Paulo Pontes) e “Ópera do Malandro” (1979).

A explosão de sua paixão pela literatura aconteceu em 1979 enquanto escrevia a novela “Fazendo Modelo”. Inspirada livremente em “A Revolução dos Bichos” de George Orwell (1903 – 1950), a narrativa satirizava a ditadura militar. Por alguns meses parou de compor para se dedicar exclusivamente à literatura.

Mais de uma década depois, em 1991, chegava às livrarias seu primeiro romance “Estorvo”. A obra recebeu o Prêmio Jabuti e frequentou a lista dos livros mais vendidos. Depois vieram outros romances igualmente premiados: “Benjamin” (1995), “Budapeste” (2003), “Leite Derramado” (2009), “O Irmão Alemão” (2014) e “Essa Gente” (2019).

Aos 77 anos de idade, Chico Buarque se diz cada vez mais próximo da literatura do que da música. Seus romances já foram traduzidos para mais de 20 línguas. Em 2019 foi agraciado com o Prêmio Camões de língua portuguesa pelo conjunto da obra. (M. L.)

Serviço:

.
. | Foto: Reprodução

“Anos de Chumbo e Outros Contos”

Autor – Chico Buarque

Editora – Companhia das Letras

Páginas – 168 (capa dura)

Quanto – R$ 59,90 (papel) e R$ 29,90 (e-book)